Auditor da Qualidade ISO 9001
Formação Completa – Auditoria da Qualidade

7 Ferramentas da Qualidade;
Interpretação da Norma NBR ISO 9001

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Objetivos do Curso

Veja os depoimentos de nossos alunos

Esta Formação Online de Auditor da Qualidade NBR ISO 9001:2008 conforme NBR 19011:2012 é dirigida aos profissionais que querem conhecer os requisitos da norma NBR ISO 9001:2008 e adquirir os conhecimentos necessários para se tornar um auditor da qualidade.

Com esta Formação, você aprenderá os princípios e práticas da auditoria de Sistemas da Qualidade com base na norma NBR ISO 19011:2012, para realização de auditorias internas e de fornecedores.

Você conhecerá também as 7 Ferramentas da Qualidade, que irão auxiliá-lo na análise de dados e ações corretivas e preventivas.

Esta Formação é composta por um Módulo de Introdução e 3 cursos:
Com o Curso de Auditor da Qualidade ISO 9001 – Formação, você irá se tornar um Auditor da Qualidade e:
  • Conhecer a evolução das normas da série ISO 9000 e o Sistema de Gestão da Qualidade;
    Compreender e manejar os requisitos da norma NBR ISO 9001:2008;
  • Adquirir conhecimento necessário para implantar e manter um Sistema de Gestão da Qualidade;
  • Assimilar os benefícios de implantação de um sistema de qualidade;
  • Avançar na busca da melhoria contínua da organização e satisfação do cliente;
  • Entender os princípios de auditoria e da Auditoria ISO 9000/9001;
  • Aprender a desenvolver, implementar e realizar um programa de auditorias;
  • Aprender a realizar as atividades de auditoria: planejar a auditoria, formar a equipe de auditores, comunicar e consensar o programa com os auditados, realizar reuniões de abertura e encerramento, conduzir o processo de auditoria, elaborar o relatório e realizar auditorias de follow-up;
  • Conhecer os requisitos para competência de um Auditor ISO 9001 e a metodologia para avaliação de auditores ISO 9001;
  • Colocar em prática, por meio de exercícios, os conceitos apresentados, utilizando como padrão a norma NBR ISO 9001:2008 para sua formação como Auditor da Qualidade;
  • Entender e ser capaz de usar as 7 Ferramentas Básicas da Qualidade (Fluxograma, Histograma, Diagrama de Pareto, Carta de Controle, Diagrama de Dispersão, Lista de Verificação, Diagrama Ishikawa – Espinha de Peixe), para auxilio nos processos de ação corretiva e preventiva e solução de problemas.

Não é necessário ter a norma NBR ISO 9001 para realizar este curso.

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Conteúdo Programático

Este Curso também está disponível no formato InCompany
Introdução
Curso Online de Auditor da Qualidade ISO 9001 – Formação.
Auditoria Interna da Qualidade ISO 9001
Módulo I: Visão geral sobre a norma NBR ISO 19011:2012. Introdução. 1 – Escopo. 2 – Referências normativas. 3 – Termos e definições. 4 – Princípios de auditoria. Exercícios. Módulo II: Interpretação da norma NBR ISO 19011:2012: 5 – Gerenciando um programa de auditoria. Exercícios. Módulo III: Interpretação da norma NBR ISO 19011:2012: 6 – Executando uma auditoria. Exercícios. Módulo IV: Interpretação da norma NBR ISO 19011:2012: 7 – Competência e avaliação de auditores. Exercícios. Módulo V: Auditor da Qualidade. Estudos de caso.
Interpretação da Norma NBR ISO 9001
Módulo I: Visão geral da organização ISO. Norma ISO 9001:2008. Fundamentos. Vocabulário. Exercícios. Módulo II: Norma ISO 9001:2008. Sistema de Gestão da Qualidade. Requisitos: 0, 1, 2, 3, 4, 4.1. Exercícios. Módulo III: Norma ISO 9001:2008. Sistema de Gestão da Qualidade. Requisitos: 4.2, 5, 5.1, 5.2 e 5.3. Exercícios. Módulo IV: Norma ISO 9001:2008. Sistema de Gestão da Qualidade. Requisitos: 5.4, 5.5 e 5.6. Exercícios. Módulo V: Norma ISO 9001:2008. Sistema de Gestão da Qualidade. Requisitos: 6, 6.1, 6.2, 7, 7.1, 7.2 e 7.3. Exercícios. Módulo VI: Norma ISO 9001:2008. Sistema de Gestão da Qualidade. Requisitos: 7.4, 7.5 e 7.6. Exercícios. Módulo VII: Norma ISO 9001:2008. Sistema de Gestão da Qualidade. Requisitos: 8, 8.1, 8.2 e 8.3. Exercícios. Módulo VIII: Norma ISO 9001:2008. Sistema de Gestão da Qualidade. Requisitos: 8.4 e 8.5. Exercícios.
7 Ferramentas do Controle da Qualidade
Módulo I: Objetivos do curso. As sete ferramentas da qualidade: Visão Geral. Conceito de variação. Objetivos do uso das sete ferramentas da qualidade. Coleta de dados. 1ª ferramenta da qualidade: Fluxograma. Exercícios. Módulo II: 2ª ferramenta da qualidade: Diagrama Ishikawa (Espinha de Peixe). 3ª ferramenta da qualidade: Folha de Verificação. Exercícios. Módulo III: 4ª ferramenta da qualidade: Diagrama de Pareto. 5ª ferramenta da qualidade: Histograma. Exercícios. Módulo IV: 6ª ferramenta da qualidade: Diagrama de Dispersão. 7ª ferramenta da qualidade: Cartas de Controle. O uso das sete ferramentas da qualidade básicas. Exercícios.
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Público-Alvo

Profissionais envolvidos com a área de qualidade de qualquer empresa.

Não são exigidos pré-requisitos do aluno para realizar este curso.

Características do Curso

Imagem do Curso Online de Auditor da Qualidade ISO 9001 – Formação

O Curso Online de Auditor da Qualidade ISO 9001 – Formação é composto por 3 cursos, narrados em áudio, contendo explicações detalhadas de cada tópico. Muitos slides possuem exemplos práticos e experiências do instrutor, e cada módulo dos cursos possui exercícios para ajudar no aprendizado. O tempo estimado para executar o curso pode variar entre 40 e 60 horas, dependendo do desempenho do aluno, que pode começar o curso quando quiser, podendo ainda rever as aulas várias vezes. Disponibilizamos acesso a um fórum de discussão, para que o aluno possa enviar dúvidas diretamente ao instrutor do curso, que responderá em até 48 horas.

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Auditor da Qualidade – Auditoria ISO 9001

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A realização de auditorias internas é fundamental para a manutenção de um sistema de gestão, seja ele de qualidade, meio ambiente, saúde e segurança, responsabilidade social, tecnologia da informação, enfim. Quando se implementa o sistema, ele passa a funcionar como um dente de serra, sua eficiência já começa a cair depois da auditoria de certificação. Na certificação, consegue-se o máximo das pessoas, elas estão preocupadas, não querem receber não conformidades e serem culpadas pela não certificação da empresa, mas, assim que a empresa obtém o certificado, as pessoas começam a reduzir suas atividades relacionadas ao sistema de gestão, a não ser que estas atividades impactem diretamente nos resultados dos seus processos de trabalho. Nesse momento, entra a auditoria, seja ela interna ou realizada pelo órgão certificador. A cada auditoria programada, os profissionais começam a se preocupar e se ocupar em corrigir seus processos para garantir o atendimento aos requisitos da norma em questão e aos requisitos da organização, e o sistema começa a retornar ao patamar anterior. Durante e depois da auditoria, devido às não conformidades e oportunidades de melhoria identificadas, os responsáveis pelas áreas auditadas iniciam um processo de melhoria ao implantar ações corretivas e preventivas, o qual pode levar a qualidade do sistema a um pico superior ao ocorrido na auditoria de certificação.

Pode-se utilizar vários formatos para a equipe de auditores internos. Caso sejam utilizados profissionais da própria organização, é muito importante a realização de treinamentos para sua formação como auditor interno, e eles têm uma grande vantagem: já conhecem a operação e terão facilidade em avaliar os procedimentos e registros de trabalho de cada processo. A organização também pode trabalhar com auditores terceirizados, e estes também têm sua vantagem: experiência prática na realização de auditorias. Uma terceira opção é a organização formar auditores internos e utilizar auditores terceirizados, normalmente consultores do mercado de trabalho, para o treinamento prático dos primeiros. Seja qual for a decisão da organização, sobre o formato da equipe de auditores internos é preciso garantir que haja um procedimento documentado para a realização de auditorias e formação de auditores, porque a auditoria tem um grande impacto sobre os profissionais da organização que estão sendo auditados, e, deve ser realizada de forma adequada em termos de investigação, postura, relatórios, controle de tempo, linguagem etc., pelos auditores internos.

Objetivos da Auditoria ISO 9001

A auditoria ISO 9001 tem por objetivos, entre outros, determinar conformidades e não conformidades dos processos de trabalho em relação aos critérios estabelecidos, por exemplo, pela norma NBR ISO 9001; determinar a eficácia do Sistema de Gestão – se este atende às necessidades e expectativas dos clientes e da organização; indicar oportunidades para melhoria; atender requisitos legais; viabilizar a certificação do Sistema de Gestão da Qualidade; servir como base para a relação contratual entre organizações e seus fornecedores; favorecer melhoria contínua dos processos; promover aidentificação e redução de não conformidades que estejam ocorrendo na organização; prevenir não conformidades potenciais; ser fonte de dados para a análise de desempenho da organização.

ISO 9000 – Qualidade

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ISOInternational Organization for Standardization

ISO é a sigla da Organização Internacional de Normalização (International Organization for Standardization), organização não-governamental com sede em Genebra – Suíça, fundada em 1946, hoje presente em cerca de 157 países (o Brasil é representado pela ABNT – Associação de Normas Técnicas), cuja função é a de elaborar e promover padrões de aceitação mundial, através da normatização de produtos e serviços, para que a qualidade destes seja permanentemente aprimorada.

A sigla ISO, contudo, não é meramente um acrônimo, mas faz também referência à isonomia, posto ser este o propósito da International Organization for Standardization: desenvolver e promover normas que possam ser utilizadas igualmente por todos os países do mundo, e por isso, a ISO atua nos mais diferentes segmentos, de normas e especificações de produtos, matérias-primas a sistemas de gestão, em todas as áreas. As normas ISO mais conhecidas são aquelas que tratam de Sistemas para Gestão da Qualidade nas empresas.

A adoção das normas ISO é vantajosa para as organizações porque lhes confere maior organização, produtividade e credibilidade – elementos facilmente identificáveis pelos clientes –, aumentando a sua competitividade nos mercados nacional e internacional. Isso é possível porque as normas ISO, a exemplo da família ISO 9000, estabelecem a necessidade de verificação dos processos organizacionais por meio de auditorias internas e externas independentes.

ISO 9000

ISO 9000 representa um conjunto de normas técnicas que definem um modelo de gestão da qualidade para organizações em geral, qualquer que seja o seu tipo ou dimensão.

A família de normas normas ISO 9000 estabelece requisitos que auxiliam a melhoria dos processos internos, a maior capacitação dos colaboradores, o monitoramento do ambiente de trabalho, a verificação da satisfação dos clientes, colaboradores e fornecedores, num processo contínuo de melhoria do sistema de gestão da qualidade, aplicando-se a campos tão diversos como materiais, produtos, processos e serviços.

A versão 2000 da norma NBR ISO 9000 apresenta uma metodologia fantástica para a implantação de melhorias na organização, na qual se baseiam todas as outras normas de gestão: identificação, análise e monitoramento dos processos.

A certificação ISO 9000 faz com que os clientes e demais partes interessadas sintam-se mais seguros com relação à capacidade da organização de fornecer produtos e serviços de qualidade.

Série ISO 9000

As série ISO 9000 é constituída por três normas destinadas ao Gerenciamento da Qualidade e à Qualidade Assegurada. O objetivo é o de complementar os requisitos dos produtos e serviços prestados por uma organização que pretenda implementar os seus padrões de qualidade e tornar-se mais competitiva nos mercados interno e externo. A normatização ISO 9000 refere-se aos elementos do Sistema da Qualidade que devem ser implementados.

Implementação das normas ISO 9000

A implementação das normas da série ISO 9000 é baseada no ciclo PDCA (Plan – Planejar; Do – Fazer; Check – Verificar; Act – Agir):

ISO 9001 – Ciclo PDCA (Plan – Planejar; Do – Fazer; Check – Verificar; Act – Agir)
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ISO 9001 – Sistema de Gestão da Qualidade

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O que é a NBR ISO 9001

A NBR ISO 9001 é a versão brasileira da norma internacional ISO 9001, que estabelece requisitos para o Sistema de Gestão da Qualidade (ou Sistema de Gerenciamento da QualidadeSGQ) de uma organização, não significando, necessariamente, conformidade de produto às suas respectivas especificações.

Em 1987, a ISO editou a série 9000 com o objetivo de estabelecer critérios para implantação de Sistemas de Garantia da Qualidade. A primeira versão criou uma estrutura de três normas sujeitas a certificação, a ISO 9001, a ISO 9002 e a ISO 9003, além da ISO 9000 que era uma espécie de guia para seleção da norma mais adequada ao tipo de organização. Três anos depois, a ABNT publicou a primeira versão (tradução) da série ISO 9000 no Brasil. A série brasileira foi nomeada série NBR 19000. Em 1994, a série foi revisada, porém, sem grandes modificações, apenas com uma pequena ampliação e alguns esclarecimentos em seus requisitos, mantendo a mesma estrutura, ou seja, três normas sujeitas a certificação; em paralelo, a ABNT revisou as normas brasileiras, adotando o nome "série NBR ISO 9000", alinhando-se com o resto do mundo que já adotava nomenclatura similar para suas versões nacionais. Em dezembro de 2000, a série foi totalmente revisada, restando apenas a ISO 9001 com requisitos para certificação.

As últimas estatísticas da ISO revelam que existe mais de um milhão de organizações certificadas de acordo com a norma ISO 9001 em todo o mundo. Infelizmente, muitas dessas organizações estão apenas familiarizadas com os requisitos básicos da ISO 9001 e não aprofundam o conhecimento dos princípios de gestão da qualidade nos quais esta norma se baseia, nem investigam as potencialidades da informação disponível, que permite implementar um sistema de gestão da qualidade eficiente.

Objetivos da NBR ISO 9001

O objetivo da NBR ISO 9001 é construir um modelo de gerenciamento na organização para que os processos de trabalho sejam padronizados, e, com isso, ajudem a organização na realização de serviços e produção de bens que atendam aos requisitos dos clientes. O objetivo de um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), é, portanto, complementar os requisitos dos produtos e serviços realizados por uma organização, e ajudar a organização a se tornar mais competitiva nos mercados interno e externo.

ISO 9001:2008

Periodicamente, a ISO examina e atualiza suas normas para assegurar sua evolução de acordo com as transformações das empresas e as expectativas do mercado. O processo de revisão da norma ISO 9001 manteve sua essência inalterada, isto é, os oito princípios de gestão, a abordagem de processos, os títulos, campos de aplicação e estrutura. As alterações da versão ISO 9001:2008 foram pequenas e não modificaram o conteúdo da norma, apenas esclarecem melhor os requisitos já existentes na versão ISO 9001:2000.

A norma NBR ISO 9001:2008 contém oito tópicos: ntrodução; Escopo; Referência Normativa; Termos e Definições; Sistema de Gestão da Qualidade; Responsabilidade da Direção; Gestão de Recursos; Realização do Produto; Medição, Análise e Melhoria.

Os seis procedimentos documentados obrigatórios da norma NBR ISO 9001:2008 são: Controle de Documentos; Controle de Registros; Auditorias Internas; Controle de Produtos/Serviços Não-Conformes; Ação Corretiva; Ação Preventiva. Em acréscimo a estes procedimentos devem ser elaborados outros documentos como uma “Política da Qualidade” e um “Manual da Qualidade”.

Benefícios da Certificação ISO 9001

Entre os principais benefícios da certificação ISO 9001 pode-se apontar a melhoria de produtos e serviços; a redução de custos; a melhoria da qualidade dos processos de trabalho e do moral dos funcionários; maior eficiência e eficácia na organização; ganho de vantagem competitiva e maiores oportunidades de marketing e vendas.

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Prazo e Funcionamento

  • O aluno poderá assistir ao curso quantas vezes quiser durante um período de seis meses.
  • Para assistir às aulas é necessário estar conectado à internet.
  • Após a confirmação do pagamento, o aluno receberá um e-mail com as instruções necessárias para entrar no ambiente de ensino e iniciar imediatamente o curso.

Pré Requisitos Técnicos

Para que você possa acessar as aulas gravadas é necessário ter as seguintes configurações em seu computador:

  • Placa de som para ouvir as aulas gravadas. É necessário também ter uma caixa de som amplificada para conseguir ouvir as aulas em um bom volume. Recomendamos fazer um teste na caixa de som a partir da aula demonstrativa.;
  • Acesso rápido à internet: é recomendado um acesso com mais de 54 kbs;
  • Browser (Internet Explorer 6, 7 ou 8, Mozilla, Firefox 3 ou Opera) com Flash Player 10;
  • Microsoft Word e Adobe Acrobat Reader para a leitura das apostilas;
  • Recomendamos plataforma Windows. Para outros sistemas operacionais, faça um teste utilizando a aula demonstrativa deste curso. Se você conseguir visualizar os slides com áudio, significa que o seu sistema é compatível.
  • Para assistir os treinamentos em tablet:
    - Se for sistema operacional Android, dependendo da versão, deve ser instalado o flash player pelo Google Play;
    - Se for IPAD é necessário instalar o navegador pago Puffin ou usar a versão gratuita do navegador Photon, ambos disponíveis na loja de aplicativos da Apple.

Observações Importantes

  • As aulas são gravadas, portanto, o aluno pode assisti-las quantas vezes desejar dentro de um período de 6 meses.
  • Todo material é em formato eletrônico; não trabalhamos com material impresso ou em CD; o aluno faz o download pelo site de todo material.
  • As aulas gravadas serão disponibilizadas somente via Internet; não é permitido o download do áudio. Todos os slides das aulas gravadas são disponibilizados em formato PDF para que o aluno possa imprimir.
  • Não é permitida a distribuição do material.
  • Caso o aluno não consiga realizar o curso dentro de 6 meses, poderá pedir prorrogação do prazo por mais 6 meses mediante o pagamento de uma pequena taxa.
  • As licenças vendidas são individuais e o certificado só é emitido no nome do aluno cadastrado.

Pirataria é Crime!

Atenção: ao se inscrever neste curso, você receberá uma licença individual e intransferível que não deve ser compartilhada. Qualquer cópia ou distribuição do material do curso a terceiros constitui violação de direitos autorais e está sujeita às sanções da lei.

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Todos os Cursos da Área de Qualidade

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Endereço:

Alameda Bruxelas, 95, Alphaville – Barueri,
São Paulo – SP, CEP 06474-150

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