Auditor da Qualidade – Auditoria ISO 9001:2015
Formação de Auditores de
Sistema de Gestão da Qualidade
com base na Norma ISO 19011:2012 (Novo!)

Curso Online com Certificado – 16 horas

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Objetivos do Curso

Veja os depoimentos de nossos alunos

Este Curso Online de Auditor da Qualidade ISO 9001 – Formação de Auditores de Sistema de Gestão da Qualidade é dirigido a todos os profissionais que querem conhecer a metodologia para auditorias de sistemas de gestão conforme NBR ISO 19011:2012 e adquirir os conhecimentos necessários para realizar auditorias de forma adequada e eficaz.

Para realizar este curso, é necessário já ter realizado um Curso de Interpretação da Norma NBR ISO 9001.

Com este curso, você irá:
  • Entender os princípios de auditoria;
  • Aprender a desenvolver, implementar e realizar um programa de auditorias;
  • Aprender a realizar as atividades de auditoria: planejar a auditoria, formar a equipe de auditores, comunicar e consensar o programa com os auditados, realizar reuniões de abertura e encerramento, conduzir o processo de auditoria, elaborar o relatório e realizar auditorias de follow up;
  • Conhecer os requisitos para competência dos auditores e metodologia para avaliação de auditores;
  • Colocar em prática através de exercícios os conceitos apresentados; e
  • Realizar estudos de caso usando as normas NBR ISO 9001:2015 e NBR ISO 19011:2012.

Não é necessário ter as normas NBR ISO 9001 ou NBR ISO 19011:2012 para realizar este curso. Ir para o topo

Conteúdo Programático

Este Curso também está disponível no formato InCompany
Módulo I
. Visão geral sobre a norma NBR ISO 19011:2012. Introdução. 1 – Escopo. 2 – Referências normativas. 3 – Termos e definições. 4 – Princípios de auditoria. Exercícios.
Módulo II
Interpretação da norma NBR ISO 19011:2012: 5 – Gerenciando um programa de auditoria. Exercícios.
Módulo III
Interpretação da norma NBR ISO 19011:2012: 6 – Executando uma auditoria. Exercícios.
Módulo IV
Interpretação da norma NBR ISO 19011:2012: 7 – Competência e avaliação de auditores. Exercícios.
Módulo V
Auditor da Qualidade. Estudos de caso 1 e 2.
Avaliação
Prova de avaliação de múltipla escolha no final do treinamento.
Arquivos Extras
  • Estudos de Caso;
  • Modelo de Ação Corretiva ;
  • Modelo de Relatório de Auditoria
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Público-Alvo

  • Profissionais envolvidos no planejamento, implementação e manutenção de sistemas de gestão da qualidade ISO 9000 / ISO 9001:2015
  • Profissionais interessados em sua formação como Auditor da Qualidade para gerenciamento e condução de auditorias internas ISO 9000 / ISO 9001 em empresas

Características do Curso

Imagem do Curso Online de

O Curso Online de é composto por aproximadamente 200 slides com áudio, contendo explicações detalhadas de cada tópico do slide. Muitos slides possuem exemplos práticos e experiências da instrutora, e cada módulo do curso possui exercícios para ajudar no aprendizado. O tempo estimado para executar o curso pode variar entre 12 e 18 horas, dependendo do desempenho do aluno, que pode começar o curso quando quiser, podendo ainda rever as aulas várias vezes. Disponibilizamos acesso a um fórum de discussão, para que o aluno possa enviar dúvidas diretamente ao instrutor do curso, que responderá em até 48 horas.

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Auditor da Qualidade – Auditoria ISO 9001

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A realização de auditorias internas é fundamental para a manutenção de um sistema de gestão, seja ele de qualidade, meio ambiente, saúde e segurança, responsabilidade social, tecnologia da informação, enfim. Quando se implementa o sistema ele passa a funcionar como um dente de serra, sua eficiência já começa a cair depois da auditoria de certificação. Na certificação consegue-se o máximo das pessoas, elas estão preocupadas, não querem receber não conformidades e serem culpadas pela não certificação da empresa, mas, assim que a empresa obtém o certificado, as pessoas começam a reduzir suas atividades relacionadas ao sistema de gestão, a não ser que estas atividades impactem diretamente nos resultados dos seus processos de trabalho. Neste momento entra a auditoria, seja ela interna ou realizada pelo órgão certificador. A cada auditoria programada os profissionais começam a se preocupar e se ocupar em corrigir seus processos para garantir o atendimento aos requisitos da norma em questão e aos requisitos da organização, e o sistema começa a retornar ao patamar anterior. Durante e depois da auditoria, devido às não conformidades e oportunidades de melhoria identificadas, os responsáveis pelas áreas auditadas iniciam um processo de melhoria ao implantar ações corretivas e preventivas, o qual pode levar a qualidade do sistema a um pico superior ao ocorrido na auditoria de certificação.

Pode-se utilizar vários formatos para a equipe de auditores. Caso sejam utilizados profissionais da própria organização, é muito importante a realização de treinamentos para sua formação como auditor, e eles têm uma grande vantagem: já conhecem a operação e terão facilidade em avaliar os procedimentos e registros de trabalho de cada processo. A organização também pode trabalhar com auditores terceirizados, e estes também têm sua vantagem: experiência prática na realização de auditorias. Uma terceira opção é a organização formar auditores e utilizar auditores terceirizados, normalmente consultores do mercado de trabalho, para o treinamento prático dos primeiros. Seja qual for a decisão da organização, sobre o formato da equipe de auditores é preciso garantir que haja um procedimento documentado para a realização de auditorias e formação de auditores, porque a auditoria tem um grande impacto sobre os profissionais da organização que estão sendo auditados, e, deve ser realizada de forma adequada em termos de investigação, postura, relatórios, controle de tempo, linguagem etc., pelos auditores.

Objetivos da Auditoria ISO 9001

A auditoria tem por objetivos, entre outros, determinar conformidades e não conformidades dos processos de trabalho em relação aos critérios estabelecidos, por exemplo, pela norma NBR ISO 9001; determinar a eficácia do Sistema de Gestão – se este atende às necessidades e expectativas dos clientes e da organização; indicar oportunidades para melhoria; atender requisitos legais; viabilizar a certificação do Sistema de Gestão da Qualidade; servir como base para a relação contratual entre organizações e seus fornecedores; favorecer melhoria contínua dos processos; promover aidentificação e redução de não conformidades que estejam ocorrendo na organização; prevenir não conformidades potenciais; ser fonte de dados para a análise de desempenho da organização.

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ISO 9000 – Qualidade

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ISO 9001 versão 2015

A nova norma foi totalmente reestruturada, seguindo a estrutura comum de Alto Nível estabelecida pelo Anexo SL,  ficou com o índice abaixo:

Prefácio

Introdução

1. Escopo

2. Referência normativa

3. Termos e definições

4. Contexto da organização

5. Liderança

6. Planejamento

7. Apoio

8. Operação

9. Avaliação de desempenho

10. Melhoria

Anexo A Esclarecimento da nova estrutura, terminologia e conceito

Anexo B Outras normas sobre gestão da qualidade e SGQ

Bibliografia

Houve muitas mudanças no conteúdo, por exemplo:

1) Inclusão de duas cláusulas relativas ao contexto da organização:

4.1 Entendendo a organização e seu contexto

4.2 Entendendo as necessidades e expectativas das partes interessadas

2) Ampliação nas responsabilidades da liderança

  • Prestação de contas da eficácia do SGQ
  • Compatibilidade da política e objetivos com a direção estratégica e o contexto
  • Aplicação da Política
  • Integração do SGQ em processos de negócio da organização
  • Promoção da conscientização do processo aproximação
  •  Envolver, orientando e apoiando pessoas para contribuir
  • Promover a melhoria contínua
  • Apoiar o gerenciamento para demonstrar a sua liderança

3) Introdução do conceito de Partes Interessadas relevantes

A organização deve determinar as partes interessadas juntamente com seus requisitos, desde que sejam pertinentes ao SGQ da organização.

4) Melhoria no alinhamento com outras normas de gestão, como ISO 14001 e OHSAS 18001 e facilidade de integração de sistemas, PAS 99:2012 .

5) “Melhoria” versus “Melhoria Contínua”

O princípio de gestão da qualidade baseado em “Melhoria Contínua” será alterado para apenas “Melhoria”, para enfatizar que “melhoria” deve ser uma filosofia fundamental em uma organização.

Implementar ações necessárias para atender às exigências dos clientes e melhorar a satisfação do cliente

• Melhorar os processos para evitar não-conformidades

• Melhorar os produtos e serviços para atender às necessidades conhecidas e previstas

• Melhorar os resultados do sistema de gestão da qualidade

6) Ação preventiva

O texto do Anexo SL não inclui o requisito “Ação Preventiva”, uma vez que agora é assumido que todo o sistema será uma ferramenta preventiva.

7) Fazer a norma mais acessível a empresas de serviço

Enquanto as últimas edições da ISO 9001 tentaram ser genéricas e aplicáveis para todos os tipos de organização, ainda existia a percepção de que elas eram baseadas em sua grande parte para empresas de manufatura ou organizações que fabricam produtos.

Agora, é proposto que a ISO 9001 deva usar o termo “produtos e serviços” ao invés de “produto”.

8) Produtos e serviços

O termo produtos e serviços inclui todas as categorias de saída: hardware, serviços, software e materiais processados.

9) Operações

Projeto e desenvolvimento agora está mais genérico e inclui projeto de serviços

Lançamento de produtos passou a ser considerado

Processo de não conformidades aplicado a saídas: produtos e serviços

10) Riscos e oportunidades

Riscos e oportunidades devem ser determinados e tratados, para garantir que o SGQ atinja os resultados pretendidos, para prevenir ou reduzir efeitos indesejados e atingir a melhoria continua.

As diretrizes da ISO 31000 podem ser utilizadas como referência.

A abordagem baseada em risco também pode fazer a norma mais acessível a empresas de serviços.

11) Documentação

Consideração do impacto das mudanças nas tecnologias de comunicação e informação nos sistemas de gestão (Generalização do conceito de documentos pela introdução do termo “informação documentada”, por ex.). Não se fala mais em procedimentos documentados e registros.

12) Exclusões

A nova ISO 9001 não faz mais referência especifica a exclusões ao se determinar a aplicabilidade dos requisitos da norma ao SGQ da organização. Quando um requisito puder ser aplicado dentro do escopo de seu SGQ, a organização não pode definir que tal requisito não é aplicável.

13) Conhecimento organizacional

O processo para analisar e controlar o conhecimento organizacional precisa levar em conta o contexto da organização, incluindo seu tamanho e complexidade, os riscos e as oportunidades que ela tem que tratar e a necessidade de acessibilidade a esse conhecimento.

Conscientização agora também é requerida.

14) Fornecedores

O controle de produtos e serviços fornecidos externamente (8.4) abrange todas as formas de fornecimento externo, sejam compras de produtos e serviços de um fornecedor, acordo com uma empresa associada, terceirização de processos e funções da organização ou por qualquer outro meio.

15) Avaliação de desempenho

    Nova estrutura e requisitos de monitoramento e medição

  • Auditoria interna levando em conta ao serem planejadas: os objetivos de qualidade, feedback de clientes e mudanças no sistema.
  • Análise crítica pela administração levando em consideração:

• orientação estratégica da organização

• questões externas e internas

• eficácia das ações para riscos e oportunidades

As organizações terão 3 anos para se adequar a versão 2015.

Benefícios da Certificação ISO 9001

Entre os principais benefícios da certificação ISO 9001 pode-se apontar a melhoria de produtos e serviços; a redução de custos; a melhoria da qualidade dos processos de trabalho e do moral dos funcionários; maior eficiência e eficácia na organização; ganho de vantagem competitiva e maiores oportunidades de marketing e vendas.

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Prazo e Funcionamento

  • O aluno poderá assistir ao curso quantas vezes quiser durante um período de seis meses.
  • Para assistir às aulas é necessário estar conectado à internet.
  • Após a confirmação do pagamento, o aluno receberá um e-mail com as instruções necessárias para entrar no ambiente de ensino e iniciar imediatamente o curso.

Pré Requisitos Técnicos

Para que você possa acessar as aulas gravadas é necessário ter as seguintes configurações em seu computador:

  • Placa de som para ouvir as aulas gravadas. É necessário também ter uma caixa de som amplificada para conseguir ouvir as aulas em um bom volume. Recomendamos fazer um teste na caixa de som a partir da aula demonstrativa.;
  • Acesso rápido à internet: é recomendado um acesso com mais de 54 kbs;
  • Browser (Internet Explorer 6, 7 ou 8, Mozilla, Firefox 3 ou Opera) com Flash Player 10;
  • Microsoft Word e Adobe Acrobat Reader para a leitura das apostilas;
  • Recomendamos plataforma Windows. Para outros sistemas operacionais, faça um teste utilizando a aula demonstrativa deste curso. Se você conseguir visualizar os slides com áudio, significa que o seu sistema é compatível.
  • Para assistir os treinamentos em tablet:
    - Se for sistema operacional Android, dependendo da versão, deve ser instalado o flash player pelo Google Play;
    - Se for IPAD é necessário instalar o navegador pago Puffin ou usar a versão gratuita do navegador Photon, ambos disponíveis na loja de aplicativos da Apple.

Observações Importantes

  • As aulas são gravadas, portanto, o aluno pode assisti-las quantas vezes desejar dentro de um período de 6 meses.
  • Todo material é em formato eletrônico; não trabalhamos com material impresso ou em CD; o aluno faz o download pelo site de todo material.
  • As aulas gravadas serão disponibilizadas somente via Internet; não é permitido o download do áudio. Todos os slides das aulas gravadas são disponibilizados em formato PDF para que o aluno possa imprimir.
  • Não é permitida a distribuição do material.
  • Caso o aluno não consiga realizar o curso dentro de 6 meses, poderá pedir prorrogação do prazo por mais 6 meses mediante o pagamento de uma pequena taxa.
  • As licenças vendidas são individuais e o certificado só é emitido no nome do aluno cadastrado.

Pirataria é Crime!

Atenção: ao se inscrever neste curso, você receberá uma licença individual e intransferível que não deve ser compartilhada. Qualquer cópia ou distribuição do material do curso a terceiros constitui violação de direitos autorais e está sujeita às sanções da lei.

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Endereço:

Alameda Bruxelas, 95, Alphaville – Barueri,
São Paulo – SP, CEP 06474-150

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