Formação Gestor de SGI
Sistema de Gestão Integrada

SGI, ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18001,
SA 8000, 7 Ferramentas da Qualidade,
6 Sigma, Gestão de Projetos, MASP


Curso Online com Certificado – 88 horas

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Objetivos do Curso

Veja os depoimentos de nossos alunos

Este Curso Online de SGI – Sistema de Gestão Integrada visa à preparação do profissional para assumir o papel de Gestor de Sistema de Gestão Integrado, fornecendo conhecimentos necessários para usar as normas como meio estratégico para apoiar o crescimento da empresa,  gerenciar mudanças, aplicar ferramentas e atender a legislação.

Você estará apto a gerir o sistema de gestão de pequenas, médias e grandes empresas. O conhecimento adquirido vai melhorar o desempenho do profissional e ajudá-lo a crescer profissionalmente.

Esta Formação é composta por um Módulo de Introdução e 9 cursos:
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Conteúdo Programático

Este Curso também está disponível no formato InCompany
Introdução
Curso Online de SGI – Sistema de Gestão Integrada.
Sistema de Gestão Integrado
Módulo I: Sistema de Gestão Integrado – ISO 9001, ISO 14001, OSHAS 18001, SA 8000. Visão geral de sistemas de gestão, o que é tipicamente integrado, visão geral das normas ISO 9001, ISO 14001, OSHAS 18001 e SA 8000. Por que integrar os sistemas. Exercícios. Módulo II: Etapas para implantação de um sistema de gestão integrado: equipe multidisciplinar, planejamento, processos, legislação, identificação e priorização dos riscos, melhorias, controles, objetivos e metas. Exercícios. Módulo III: Etapas para implantação de um sistema de gestão integrado: planos de emergência, implantação dos processos comuns a todas as normas, documentação, vantagens, dificuldades, decisão. Exercícios.
ISO 9001
Módulo I: Visão geral da organização ISO. Norma ISO 9001:2008. Fundamentos. Vocabulário. Exercícios. Módulo II: Norma ISO 9001:2008. Sistema de Gestão da Qualidade. Requisitos: 0, 1, 2, 3, 4, 4.1. Exercícios. Módulo III: Norma ISO 9001:2008. Sistema de Gestão da Qualidade. Requisitos: 4.2, 5, 5.1, 5.2 e 5.3. Exercícios. Módulo IV: Norma ISO 9001:2008. Sistema de Gestão da Qualidade. Requisitos: 5.4, 5.5 e 5.6. Exercícios. Módulo V: Norma ISO 9001:2008. Sistema de Gestão da Qualidade. Requisitos: 6, 6.1, 6.2, 7, 7.1, 7.2 e 7.3. Exercícios. Módulo VI: Norma ISO 9001:2008. Sistema de Gestão da Qualidade. Requisitos: 7.4, 7.5 e 7.6. Exercícios. Módulo VII: Norma ISO 9001:2008. Sistema de Gestão da Qualidade. Requisitos: 8, 8.1, 8.2 e 8.3. Exercícios. Módulo VIII: Norma ISO 9001:2008. Sistema de Gestão da Qualidade. Requisitos: 8.4 e 8.5. Exercícios.
ISO 14001
Módulo I: Sistema de Gestão Ambiental – Interpretação da NBR ISO 14001. Introdução, história das normas de gestão ambiental, a organização ISO e o Sistema Brasileiro de Certificação; processo de certificação. Exercícios. Módulo II: Conceitos de aspectos e impactos ambientais. Exercícios. Módulo III: Conceitos; identificação, registros, avaliação de significância de aspectos e impactos ambientais, analise de risco e controles. Exercícios. Módulo IV: Tecnologias ambientais para minimizar impactos no ar e no solo, tratamento de resíduos. Exercícios. Módulo V: Tecnologias ambientais para minimizar impactos na água; introdução à norma ISO 14001:2004 – Sistema de gestão de meio ambiente. Exercícios. Módulo VI: Norma ISO 14001:2004 – Sistema de gestão de meio ambiente – requisito. Exercícios. Módulo VII: Norma ISO 14001:2004 – Sistema de gestão de meio ambiente – requisitos. Exercícios. Módulo VIII: Norma ISO 14001:2004 – Sistema de gestão de meio ambiente – requisitos. Exercícios.
OHSAS-18001
Módulo I: OHSAS 18001:2007 – Sistema de Gestão da Saúde e Segurança Ocupacional. Introdução a saúde e segurança ocupacional, OIT, legislação, acidentes do trabalho, sua prevenção e exercícios. Módulo II: Sistemas de gestão, as normas OHSAS 18001/2, benefícios, certificação, estrutura, objetivos, termos e definições da OHSAS 18001 e exercícios. Módulo III: OHSAS 18001: requisitos gerais, política para SSO, identificação de perigos, analise de riscos, determinação de controles e exercícios. Módulo IV: Identificando perigos, riscos e definindo controles, metas e programas para SSO e exercícios. Módulo V: Implementação, operação, verificação e análise crítica do SGSSO e exercícios.
SA 8000
Módulo I: SA 8000:2008 – Sistema de Gestão da Responsabilidade Social. O que é responsabilidade social? SAI? SA 8000? Certificação no mundo, NBR 16001, estrutura da SA 8000, objetivos, escopo, elementos normativos, definições e exercícios. Módulo II: Requisitos de responsabilidade social: trabalho infantil, trabalho forçado, saúde e segurança, convenções, recomendações, legislação brasileira, normas regulamentadoras e exercícios. Módulo III: Requisitos de responsabilidade social: liberdade de associação & direito à negociação coletiva, discriminação, práticas disciplinares, horário de trabalho, remuneração, sistema de gestão, convenções, recomendações, legislação brasileira e exercícios.
7 Ferramentas da Qualidade
Módulo I: 7 Ferramentas da Qualidade – Controle da Qualidade.Objetivos do curso. As sete ferramentas: visão geral, conceito de variação, objetivos do uso das sete ferramentas da qualidade, coleta de dados, 1ª Ferramenta: Fluxograma. Exercícios. Módulo II: 2ª Ferramenta: Diagrama Ishikawa (Espinha-de-Peixe). 3ª Ferramenta: Folha de Verificação. Exercícios. Módulo III: 4ª Ferramenta: Diagrama de Pareto. 5ª Ferramenta: Histograma. Exercícios. Módulo IV: 6ª Ferramenta: Diagrama de Dispersão. 7ª Ferramenta: Cartas de Controle. O uso das sete ferramentas básicas. Exercícios.
Seis Sigma
Módulo I: Seis sigma: história, objetivos, o que é, visão geral, por que e onde aplicar. Métricas do 6 sigma: DPU, DPO e DPMO, rendimento – RTY. Exercícios. Módulo II: Metodologia DMAIC para 6 sigma. Exercícios. Módulo III: Trabalho em equipe, liderança, SIPOC, voz do cliente, gestão por processos. Exercícios. Módulo IV: Conceitos estatísticos básicos, 7 Ferramentas da Qualidade (curso disponível na área restrita), MSA - Análise do Sistema de Medição, R&R – Repetitividade e Reprodutividade. Exercícios. Módulo V: Gestão de projetos. Exercícios.
Gestão de Projetos
Módulo I: Gestão de Projetos. Introdução ao gerenciamento de projetos: conceitos, histórico, instituições relacionadas, porque os projetos falham, papel do gerente de projetos, influência dos stakeholders. Módulo II: Estruturas organizacionais e suas influências no ambiente do projeto. Módulo III: Ciclo de vida do projeto e visão geral dos processos do PMBoK®. Módulo IV: Seleção de projetos, iniciando o projeto, termo de abertura de projeto, identificação de stakeholders, gestão de mudança organizacional. Módulo V: Planejamento do projeto, escopo, criação de EAP, estimativas de tempo, caminho crítico, desenvolvimento do cronograma, uso do WBS Chart Pro e MS Project, orçamento, plano de comunicações, conceitos de qualidade, gerenciamento de riscos e aquisições. Módulo VI: Execução de um projeto, gestão de conflitos, desenvolvimento da equipe do projeto, gerenciando expectativas dos stakeholders, questões relacionadas à aquisições. Módulo VII: Monitoramento e controle de projeto, análise de valor agregado, controle de mudanças. Módulo VIII: Encerramento do projeto ou fase.
MASP e PDCA
Módulo I: MASP & PDCA – Método de Análise e Solução de Problemas. Objetivos do curso. O ciclo PDCA. MASP – Visão Geral. Relação MASP – PDCA. 1ª Etapa: Identificar o problema. Exemplo. Exercício. Módulo II: 2ª Etapa: observar o problema. 3ª Etapa: analisar o problema. 4ª Etapa: plano de ação. 5ª Etapa: agir. Exercício. Módulo III: 6ª Etapa: acompanhar. 7ª Etapa: padronizar. O uso do MASP para ações corretivas. Exemplo com preenchimento de relatório de ação corretiva. Exercício. Módulo IV: Continuação das etapas para implantação dos 5S, estudo de caso. Exercícios.
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Público-Alvo

Profissionais envolvidos no desenvolvimento de sistema de gestão integrado, com base nas normas: ISO 9000, ISO 14000, OSHAS 18000, SA 8000.

Não são exigidos pré-requisitos do aluno para realizar este curso.

Características do Curso

Imagem do Curso Online de SGI – Sistema de Gestão Integrada

O Curso Online de SGI – Sistema de Gestão Integrada é composto por 9 cursos, narrados em áudio, contendo explicações detalhadas de cada tópico. Muitos slides possuem exemplos práticos e experiências do instrutor, e cada módulo dos cursos possui exercícios para ajudar no aprendizado. O tempo estimado para executar o curso pode variar entre 70 e 90 horas, dependendo do desempenho do aluno, que pode começar o curso quando quiser, podendo ainda rever as aulas várias vezes. Disponibilizamos acesso a um fórum de discussão, para que o aluno possa enviar dúvidas diretamente ao instrutor do curso, que responderá em até 48 horas.

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SGI – Sistema de Gestão Integrada

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Cada negócio compreende uma grande diversidade de aspectos que necessitam ser gerenciados e normalmente estão separados.

É possível, com disposição, visão holística e multidisciplinar, implantar um sistema que identifique riscos independentemente da fonte, em todos os processos. Quando um negócio é iniciado, ele tem como objetivo dar lucro, e qualquer risco para este resultado deve ser identificado, suas conseqüências analisadas e ações para impedir o prejuízo devem ser tomadas.

Sistemas de Gestão

As empresas iniciaram seus processos de melhoria para aumentar a rentabilidade através de investimentos na qualidade do produto, atendimento, prazo e preço; caminharam através de O&M, Deming, Qualidade Total, normas para Gestão de Sistemas como a CSA Z-299 do Canadá, as BS da Inglaterra e, finalmente, a série ISO 9000. Mas esta abrangência não foi suficiente para a gestão do negócio e a padronização começou a incorporar outros aspectos como Meio Ambiente (ISO 14000), Segurança e Medicina do Trabalho (OSHAS 18000), Responsabilidade Social (AS 8000), Sistema de Segurança da Informação (ISO 27000), etc.

É necessário visão e entendimento do negócio para a implantação de um sistema abrangente, pois não basta garantir que o produto seja entregue dentro da especificação no prazo e local acordados: é necessário também garantir que o faturamento, cobrança e recebimento sejam corretamente realizados, e, portanto, não se pode deixar de fora a área financeira como ocorre na maioria das certificações da ISO 9001.

Implantação de um Sistema de Gestão Integrado

Existem empresas que fazem planejamento muito bem. As multinacionais normalmente têm este conceito na cultura organizacional e sobrevivem muito mais e melhor; já as empresas brasileiras, principalmente aquelas que ainda não se profissionalizaram, não compreendem a necessidade do planejamento estratégico e trabalham administrando o dia a dia sem clara visão de futuro, o que conduz a futuros incertos e faz com que 50% das novas empresas não sobrevivam mais de 5 anos, o que também faz com que o empreendedor perca o investimento realizado e que um grande número de profissionais fiquem desempregados.

É preciso analisar as condições atuais de cada janela, identificar necessidades de melhoria a curto, médio e longo prazo, definir estratégias, planos de ação ou projetos que deverão ser realizados, e colocar a mão na massa, sempre acompanhando e cobrando os resultados dos responsáveis no prazo acordado. Desta forma, pode-se evitar as surpresas, e estar de prontidão para situações difíceis, de modo a melhorar continuamente.

Para implantar um sistema integrado que realmente tenha valor para o negócio é necessário, entre outras coisas: conhecimento multidisciplinar; planejamento estratégico; iIdentificação de todos os processos da organização; identificação e análise de aspectos / perigos e impactos / riscos; identificação da legislação, normas, boas práticas; priorização dos riscos; definição de melhorias, controles / mitigações, objetivos / metas e programas / planos de emergência; definição de treinamentos e comunicação; implantação do sistema de gestão (manual, monitoramento, não conformidades ações corretivas e preventivas, auditorias, registros, análise crítica).

ISO 9001

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O que é a NBR ISO 9001

A NBR ISO 9001 é a versão brasileira da norma internacional ISO 9001, que estabelece requisitos para o Sistema de Gestão da Qualidade (ou Sistema de Gerenciamento da QualidadeSGQ) de uma organização, não significando, necessariamente, conformidade de produto às suas respectivas especificações.

Em 1987, a ISO editou a série 9000 com o objetivo de estabelecer critérios para implantação de Sistemas de Garantia da Qualidade. A primeira versão criou uma estrutura de três normas sujeitas a certificação, a ISO 9001, a ISO 9002 e a ISO 9003, além da ISO 9000 que era uma espécie de guia para seleção da norma mais adequada ao tipo de organização. Três anos depois, a ABNT publicou a primeira versão (tradução) da série ISO 9000 no Brasil. A série brasileira foi nomeada série NBR 19000. Em 1994, a série foi revisada, porém, sem grandes modificações, apenas com uma pequena ampliação e alguns esclarecimentos em seus requisitos, mantendo a mesma estrutura, ou seja, três normas sujeitas a certificação; em paralelo, a ABNT revisou as normas brasileiras, adotando o nome "série NBR ISO 9000", alinhando-se com o resto do mundo que já adotava nomenclatura similar para suas versões nacionais. Em dezembro de 2000, a série foi totalmente revisada, restando apenas a ISO 9001 com requisitos para certificação.

As últimas estatísticas da ISO revelam que existe mais de um milhão de organizações certificadas de acordo com a norma ISO 9001 em todo o mundo. Infelizmente, muitas dessas organizações estão apenas familiarizadas com os requisitos básicos da ISO 9001 e não aprofundam o conhecimento dos princípios de gestão da qualidade nos quais esta norma se baseia, nem investigam as potencialidades da informação disponível, que permite implementar um sistema de gestão da qualidade eficiente.

Objetivos da NBR ISO 9001

O objetivo da NBR ISO 9001 é construir um modelo de gerenciamento na organização para que os processos de trabalho sejam padronizados, e, com isso, ajudem a organização na realização de serviços e produção de bens que atendam aos requisitos dos clientes. O objetivo de um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), é, portanto, complementar os requisitos dos produtos e serviços realizados por uma organização, e ajudar a organização a se tornar mais competitiva nos mercados interno e externo.

ISO 9001:2008

Periodicamente, a ISO examina e atualiza suas normas para assegurar sua evolução de acordo com as transformações das empresas e as expectativas do mercado. O processo de revisão da norma ISO 9001 manteve sua essência inalterada, isto é, os oito princípios de gestão, a abordagem de processos, os títulos, campos de aplicação e estrutura. As alterações da versão ISO 9001:2008 foram pequenas e não modificaram o conteúdo da norma, apenas esclarecem melhor os requisitos já existentes na versão ISO 9001:2000.

A norma NBR ISO 9001:2008 contém oito tópicos: ntrodução; Escopo; Referência Normativa; Termos e Definições; Sistema de Gestão da Qualidade; Responsabilidade da Direção; Gestão de Recursos; Realização do Produto; Medição, Análise e Melhoria.

Os seis procedimentos documentados obrigatórios da norma NBR ISO 9001:2008 são: Controle de Documentos; Controle de Registros; Auditorias Internas; Controle de Produtos/Serviços Não-Conformes; Ação Corretiva; Ação Preventiva. Em acréscimo a estes procedimentos devem ser elaborados outros documentos como uma “Política da Qualidade” e um “Manual da Qualidade”.

Benefícios da Certificação ISO 9001

Entre os principais benefícios da certificação ISO 9001 pode-se apontar a melhoria de produtos e serviços; a redução de custos; a melhoria da qualidade dos processos de trabalho e do moral dos funcionários; maior eficiência e eficácia na organização; ganho de vantagem competitiva e maiores oportunidades de marketing e vendas.

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Prazo e Funcionamento

  • O aluno poderá assistir ao curso quantas vezes quiser durante um período de seis meses.
  • Para assistir às aulas é necessário estar conectado à internet.
  • Após a confirmação do pagamento, o aluno receberá um e-mail com as instruções necessárias para entrar no ambiente de ensino e iniciar imediatamente o curso.

Pré Requisitos Técnicos

Para que você possa acessar as aulas gravadas é necessário ter as seguintes configurações em seu computador:

  • Placa de som para ouvir as aulas gravadas. É necessário também ter uma caixa de som amplificada para conseguir ouvir as aulas em um bom volume. Recomendamos fazer um teste na caixa de som a partir da aula demonstrativa.;
  • Acesso rápido à internet: é recomendado um acesso com mais de 54 kbs;
  • Browser (Internet Explorer 6, 7 ou 8, Mozilla, Firefox 3 ou Opera) com Flash Player 10;
  • Microsoft Word e Adobe Acrobat Reader para a leitura das apostilas;
  • Recomendamos plataforma Windows. Para outros sistemas operacionais, faça um teste utilizando a aula demonstrativa deste curso. Se você conseguir visualizar os slides com áudio, significa que o seu sistema é compatível.
  • Para assistir os treinamentos em tablet:
    - Se for sistema operacional Android, dependendo da versão, deve ser instalado o flash player pelo Google Play;
    - Se for IPAD é necessário instalar o navegador pago Puffin ou usar a versão gratuita do navegador Photon, ambos disponíveis na loja de aplicativos da Apple.

Observações Importantes

  • As aulas são gravadas, portanto, o aluno pode assisti-las quantas vezes desejar dentro de um período de 6 meses.
  • Todo material é em formato eletrônico; não trabalhamos com material impresso ou em CD; o aluno faz o download pelo site de todo material.
  • As aulas gravadas serão disponibilizadas somente via Internet; não é permitido o download do áudio. Todos os slides das aulas gravadas são disponibilizados em formato PDF para que o aluno possa imprimir.
  • Não é permitida a distribuição do material.
  • Caso o aluno não consiga realizar o curso dentro de 6 meses, poderá pedir prorrogação do prazo por mais 6 meses mediante o pagamento de uma pequena taxa.
  • As licenças vendidas são individuais e o certificado só é emitido no nome do aluno cadastrado.

Pirataria é Crime!

Atenção: ao se inscrever neste curso, você receberá uma licença individual e intransferível que não deve ser compartilhada. Qualquer cópia ou distribuição do material do curso a terceiros constitui violação de direitos autorais e está sujeita às sanções da lei.

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Todos os Cursos da Área de Qualidade

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Endereço:

Alameda Bruxelas, 95, Alphaville – Barueri,
São Paulo – SP, CEP 06474-150

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