SGI – Sistema de Gestão Integrada
ISO 9001, ISO 14001
OSHAS 18001, SA 8000
Treinamento Presencial com Certificado
4 horas

Objetivos do Curso

Este Curso Presencial de SGI – Sistema de Gestão Integrada (ISO 9001, ISO 14001, OSHAS 18001, SA 8000) também está disponível no formato Online

Este Treinamento Presencial de SGI – Sistema de Gestão Integrada (ISO 9001, ISO 14001, OSHAS 18001, SA 8000) é dirigido a todos os profissionais que queiram ter uma visão geral dos requisitos das Normas NBR ISO 9001, NBR ISO 14001, OSHAS 18001 e SA 8000, entender como o conjunto destes requisitos pode ser integrado e adquirir os conhecimentos necessários para implantação e manutenção de um sistema de gestão integrada adequado e eficaz.

Com este treinamento, você irá:
  • Entender o porquê da existência de tantas normas diferentes;
  • Ter uma visão geral das normas NBR ISO 9001, NBR ISO 14001, OSHAS 18001 e SA 8001;
  • Conhecer os requisitos comuns entre todas as normas e o que é tipicamente integrado;
  • Aprender como integrar estes requisitos e implantá-los na organização;
  • Conhecer as etapas para implantação de um sistema de gestão integrada;
  • Colocar em prática os conceitos apresentados por meio de exercícios.

Não são exigidos pré-requisitos do aluno para realizar este curso.

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Conteúdo Programático

Veja os depoimentos de nossos alunos
Módulo I
SGI – Sistema de Gestão Integrada (ISO 9001, ISO 14001, OSHAS 18001, SA 8000). ISO 9001, ISO 14001, OSHAS 18001, SA 8000. Visão geral de sistemas de gestão, o que é tipicamente integrado, visão geral das normas ISO 9001, ISO 14001, OSHAS 18001 e SA 8000. Por que integrar os sistemas. Exercícios.
Módulo II
Etapas para implantação de um sistema de gestão integrada: equipe multidisciplinar, planejamento, processos, legislação, identificação e priorização dos riscos, melhorias, controles, objetivos e metas. Exercícios.
Módulo III
Etapas para implantação de um sistema de gestão integrada: planos de emergência, implantação dos processos comuns a todas as normas, documentação, vantagens, dificuldades, decisão. Exercícios.
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Público-Alvo

Profissionais envolvidos no desenvolvimento de sistema de gestão integrada, com base nas normas: ISO 9000, ISO 14000, OSHAS 18000, SA 8000.

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Instrutora: Márcia Regina Guerra

Foto da Instrutora: Márcia Regina Guerra

Graduada em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica, Técnica em Eletrônica pela Escola Getúlio Vargas, pós-graduanda em Engenharia de Segurança do Trabalho pela USP, Márcia Regina Guerra tem 36 anos de experiência profissional, 26 deles dedicados a Sistemas de Gestão.

Trabalhou no Instituto de Pesquisas Tecnológicas, na Asea Brown Boveri, Trevisan Consultoria e na Siemens, onde coordenou a primeira Certificação da Qualidade ISO 9001 no Brasil, em 1989.

Há 16 anos, é sócia-diretora da ComÊxito Consultoria e Engenharia, e, atualmente, atua em consultoria, auditoria e treinamento em sistemas de gestão, como Qualidade ISO 9001, ISO 14001   Meio Ambiente, OHSAS 18001 – Saúde e Segurança Ocupacional, SA8000 – Responsabilidade Social, ISO 20000-1 – Gestão de TI (Tecnologia da Informação), ISO 22000 – Segurança Alimentar, ISO 27001 – Segurança da Informação, COBIT, Seis Sigma; realiza Planejamento Estratégico utilizando o BSC – Balanced Scorecard, análise e gerenciamento de riscos etc.

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SGI – Sistema de Gestão Integrada

Cada negócio compreende uma grande diversidade de aspectos que necessitam ser gerenciados e normalmente estão separados.

É possível, com disposição, visão holística e multidisciplinar, implantar um sistema que identifique riscos independentemente da fonte, em todos os processos. Quando um negócio é iniciado, ele tem como objetivo dar lucro, e qualquer risco para este resultado deve ser identificado, suas conseqüências analisadas e ações para impedir o prejuízo devem ser tomadas.

Sistemas de Gestão

As empresas iniciaram seus processos de melhoria para aumentar a rentabilidade através de investimentos na qualidade do produto, atendimento, prazo e preço; caminharam através de O&M, Deming, Qualidade Total, normas para Gestão de Sistemas como a CSA Z-299 do Canadá, as BS da Inglaterra e, finalmente, a série ISO 9000. Mas esta abrangência não foi suficiente para a gestão do negócio e a padronização começou a incorporar outros aspectos como Meio Ambiente (ISO 14000), Segurança e Medicina do Trabalho (OSHAS 18000), Responsabilidade Social (AS 8000), Sistema de Segurança da Informação (ISO 27000), etc.

É necessário visão e entendimento do negócio para a implantação de um sistema abrangente, pois não basta garantir que o produto seja entregue dentro da especificação no prazo e local acordados: é necessário também garantir que o faturamento, cobrança e recebimento sejam corretamente realizados, e, portanto, não se pode deixar de fora a área financeira como ocorre na maioria das certificações da ISO 9001.

Implantação de um Sistema de Gestão Integrada

Existem empresas que fazem planejamento muito bem. As multinacionais normalmente têm este conceito na cultura organizacional e sobrevivem muito mais e melhor; já as empresas brasileiras, principalmente aquelas que ainda não se profissionalizaram, não compreendem a necessidade do planejamento estratégico e trabalham administrando o dia a dia sem clara visão de futuro, o que conduz a futuros incertos e faz com que 50% das novas empresas não sobrevivam mais de 5 anos, o que também faz com que o empreendedor perca o investimento realizado e que um grande número de profissionais fiquem desempregados.

É preciso analisar as condições atuais de cada janela, identificar necessidades de melhoria a curto, médio e longo prazo, definir estratégias, planos de ação ou projetos que deverão ser realizados, e colocar a mão na massa, sempre acompanhando e cobrando os resultados dos responsáveis no prazo acordado. Desta forma, pode-se evitar as surpresas, e estar de prontidão para situações difíceis, de modo a melhorar continuamente.

Para implantar um sistema integrado que realmente tenha valor para o negócio é necessário, entre outras coisas: conhecimento multidisciplinar; planejamento estratégico; iIdentificação de todos os processos da organização; identificação e análise de aspectos / perigos e impactos / riscos; identificação da legislação, normas, boas práticas; priorização dos riscos; definição de melhorias, controles / mitigações, objetivos / metas e programas / planos de emergência; definição de treinamentos e comunicação; implantação do sistema de gestão (manual, monitoramento, não conformidades ações corretivas e preventivas, auditorias, registros, análise crítica).

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