Curso de Gestão
da Qu&lidаde Automotiva
ISO/TS 16949:2009

Curso In Company – 16 horas

Duração: 2 dias
Objetivos:

Este curso tem por objetivo prover, por meio de exercícios e análises teóricas, o conhecimento necessário para implementação de um Sistema de Gestão da Qu&lidаde Automotiva, em conformidade com a Norma ISO/TS 16949.

Conteúdo:

Tópicos a serem abordados no treinamento:

  • Visão geral da evolução da qualidade e da organização ISO, até a ISO/TS 16949:2009.
  • Fundamentos.
  • Vocabulário.
  • Norma ISO/TS 16949 – Sistema de Gestão da Qu&lidаde requisitos 0 a 8 e exercícios.
Público Alvo: Profissionais da qualidade e produção interessados em aprender a implantar um Sistema de Gestão da Qu&lidаde Automotiva.
Observações: O treinamento é dinâmico e interativo com trabalhos em grupo e exercícios que foram desenvolvidos com o objetivo de fornecer aos participantes as ferrаmentаs necessárias para o entendimento e aplicação dos conceitos apresentados.

Este curso também está disponível em formato e-Learning

PREENCHA O FORMULÁRIO ABAIXO PARA MAIORES INFORMAÇÕES
Nome:
*E-mail:
Cidade/Estado:
*Telefone:DDD: Telefone:
Mensagem:
*Campos de preenchimento obrigatório
 

ISO/TS 16949 – Sistema de Gestão da Qu&lidаde Automotiva

A ISO/TS 16949 foi desenvolvida pelo IATF (International Automotive Task Force) e por representantes do ISO/TC 176 (Gerenciamento e Garantia da Qu&lidаde), e seus sub-comitês. A ISO/TS 16949 especifica requisitos do sistema de gestão da qualidade para projeto, desenvolvimento, produção e, se relevante, instalação e serviços associados de produtos automotivos. Aplica-se a “sites” fornecedores e sub-fornecedores de peças de produção e serviços, que forneçam peças ou materiais, tratamento térmico ou superficial, pintura, acabamento, ou outro serviço, ou outros produtos especificados pelo cliente.

A norma ISO/TS 16949 se divide em Prefácio, Introdução (Parte 0), Escopo (Parte 1); Referências Normativas (Parte 2), Termos e Definições (Parte 3), Requisitos do sistema de gestão (Partes 4, 5, 6, 7 e 8), Plano de controle (Anexo A) e Bibliografia e está na sua terceira edição, A ISO/TS 16949:2009 cancela e substitui as versões anteriores.

A edição dos manuais de referência da ISO/TS 16949 no idioma original do país facilita e aprimora o processo de implantação do Sistema de Gestão da Qu&lidаde nas empresas, a ABNT está trabalhando na tradução e esta deve ser publicada até o final do ano a versão 2009 da ISO/TS 16949. Por enquanto em português só temos a versão ISO/TS 16949:2002, como as mudanças são pequenas e relacionadas as alterações da norma ISO 9001 da versão 2000 para a 2008 pode-se utilizar a norma ISO/TS 16949: 2002 em português em conjunto com a ISO 9001:2008 que foi lançada pela ABNT em português no final do ano passado. As normas podem ser adquiridas pelo site da ABNT ou pelo site do IQA.

Além da própria norma a Especificação Técnica ISO/TS 16949, contendo os requisitos da norma ISO 9001:2008 e os requisitos específicos da indústria automotiva mundial, os quais são obrigatórios para a implementação e certificação dos fornecedores automotivos, podendo também ser aplicada em empresas de toda a cadeia de fornecimento da indústria automotiva. Ainda podemos contar com os seguintes manuais:

Diretrizes IATF

Dão suporte à ISO/TS 16949, com exemplos, aplicações, práticas ou explicações. Estas Diretrizes tem o objetivo de esclarecer os requisitos da ISO/TS e auxiliar o processo de implementação dos requisitos nas empresas.

Lista de Verificação

É uma ferramenta de apoio ao treinamento de pessoal e ao processo de auditorias internas, contendo perguntas normalmente feitas em processos de auditoria, referentes à Especificação Técnica ISO/TS 16949:2002. Inclui também uma orientação ao аuditor interno sobre as evidências objetivas a serem buscadas na execução de uma аuditoria na empresa. Este manual não é mais item obrigatório para certificação, porém possui valor relevante para treinamento de pessoal.

Regras ISO/TS 16949 3ª edição

São direcionadas para as empresas e profissionais envolvidos no processo de certificação, definem o esquema de certificação IATF e substituem a edição anterior (2ª). O manual também se alinha à ISO/IEC 17021:2006, norma internacional usada como base pela IATF para definir o esquema de certificação da ISO/TS 16949. As Regras definem os requisitos de implementação da ISO/TS 16949, incluindo critérios para reconhecimento dos organismos de certificação, seu processo de auditoria, qualificações de auditores e emissão de certificados. A nova edição está atualizada com as mudanças referentes aos critérios de acreditação às novas exigências do setor automotivo.

Objetivos da ISO/TS 16949

• Estabelecer diretrizes comuns para o desenvolvimento de Sistemas da Qu&lidаde, especificamente para a Indústria Automotiva;

• Proporcionar condições necessárias para melhoria contínua e inovações;

• Padronizar métricas para definir os indicadores de desempenho;

• Prevenir as causas de produtos e serviços não conformes;

• Reduzir as perdas em toda a base de fornecimento da indústria automobilística, seja no produto, seja no serviço;

• Diminuir a variação de processo, de produto ou de serviço;

• Padronizar os requisitos da qualidade hoje existentes, evitando múltiplas certificações.

Manuais AIAG utilizados em conjunto com a ISO/TS 16949

A ISO/TS, hoje na versão 2009, veio da junção das Normas ISO 9001:2000 (versão atual de 2008) e QS 9000:1998, além de envolver outras normas auxiliares, na busca de uma visão integrada do Sistema de Gestão da Qu&lidаde. Assim, além dos manuais próprios dessas várias normas, a área automotiva utiliza outros manuais em conjunto com a ISO/TS 16949, tendo os mesmos passado por várias edições. Os fornecedores da Crysler, a Ford e a GM devem analisar todos os manuais conjuntamente com a norma ISO/TS 16949 (recomenda-se adquiri-los). Hoje os Manuais estão nas seguintes versões:

• MSA – Análise dos Sistemas de medição (3ª edição, de 2002)
• CEP – Controle Estatístico do Processo (2ª edição, de 2005)
• APQP – Planejamento Avançado da Qu&lidаde do Produto – Plano de Controle (1ª Edição, de 2006)
• PPAP – Processo de Aprovação de Peças de Produção (4ª edição, de 2006)
• CQI 10 – Solução Eficaz de Problema (2ª edição, de 2007)
• APQP – Planejamento Avançado da Qu&lidаde do Produto (2ª Edição, de 2008)
• FMEA – Análise dos Modos de Falha e seus Efeitos (4ª edição, de 2008)

Endereço:

Alameda Bruxelas, 95, Alphaville – Barueri, São Paulo – SP, CEP 06474-150

Copyright © 2007-2009 – Todos os direitos reservados.

 

"Conhecimento sem fronteiras"