Comércio Exterior
Introdução à Exportação

Demonstração gratuita. Aqui você pode avaliar o nosso conteúdo antes de comprar! Aulas narradas em áudio. Acessar Demo.

Investimento:

Inscreva-se Agora!

De R$ 99,00
Por: R$ 89,90*
(Em dólares: 45,40)

Condições de Pagamento:

Aceitamos todas as formas de pagamento: boleto, cartão de crédito e débito. Parcelamos no cartão de crédito em até 10x, com juros de 1,99% ao mês. Ao fazer sua inscrição, você visualizará todas as modalidades de pagamento e o prazo para liberação de acesso ao curso.

Objetivos do Curso de Comércio Exterior – Introdução à Exportação

Este curso também está disponível no formato InCompanyEste Curso e-Learning de Comércio Exterior – Introdução à Exportação é dirigido a todos que buscam obter conhecimento ou atuar na área de exportação. É um curso ideal para iniciantes que desejem atuar como assistentes de exportação. Também é indicado para empresários que querem atuar no mercado internacional e que precisam conhecer o processo de exportação. Este curso se propõe a apresentar a sistemática de operacionalização de um processo de exportação, proporcionando desde uma visão macro de comércio internacional e economia internacional, passando pelos requisitos necessários em um processo de negociação e embarque das mercadorias em uma exportação.

Com o Curso de Comércio Exterior – Introdução à Exportação você irá:

• Entender os conceitos relacionados à exportação

• Avaliar os passos iniciais para uma empresa exportar

• Conhecer as vantagens que a exportação proporciona

• Conhecer os registros necessários para que uma empresa possa exportar

• Aprender quais são os canais de exportação disponíveis para as empresas

• Conhecer os principais INCOTERMS e as modalidades de pagamento

• Conhecer os documentos nacionais e internacionais necessários para efetivar um processo de exportação.

Ir para o topo

Conteúdo Programático

Módulo I

Conceitos; Visão macro de exportação; Conceito de exportação;Vantagens da exportação para o país, para as empresas e para os profissionais, passos iniciais para exportação.

Módulo II

Registros necessários para uma empresa poder exportar: Radar e REI; Canais de exportação: Exportação direta, Exportação via interveniente comercial, venda equiparada a exportação. Exercícios.

Módulo III

INCOTERMS. Significado, funções e principais INCOTERMS (FOB, FCA, CFR, CPT, CIF e CIP). Exercícios.

Módulo IV

Modalidades de pagamento : Pagamento Antecipado, Cobrança Documentária, Remessa Direta e Carta Crédito. Exercícios.

Módulo V

Documentos nacionais necessários para efetivar um processo de exportação: nota fiscal, registro de exportação.

Módulo VI

Documentos internacionais que devem ser providenciados para liberação das mercadorias no exterior : Commercial Invoice, Packing List, Conhecimento de embarque, certificados diversos.

Arquivos Extras

Slides do curso de Comércio Exterior – Introdução à Exportação

Ir para o topo

Público-Alvo

• Qualquer profissional da área administrativa que precise conhecer as rotinas básicas do processo de exportação. Também é indicado para empresários que desejam preparar a empresas para o mercado internacional.

Características do Curso

Imagem do Curso de Comércio Exterior – Introdução à Exportação

O Curso de Comércio Exterior – Introdução à Exportação é composto por aproximadamente 100 slides com áudio, contendo explicações detalhadas de cada tópico do slide. Muitos slides possuem exemplos práticos e experiências da instrutora, e cada módulo do curso possui exercícios para ajudar no aprendizado. O tempo estimado para executar o curso pode variar entre 4 e 6 horas, dependendo do desempenho do aluno, que pode começar o curso quando quiser, podendo ainda rever as aulas várias vezes. Disponibilizamos acesso a um fórum de discussão, para que o aluno possa enviar dúvidas diretamente ao instrutor do curso, que responderá em até 48 horas.

Comércio Exterior – Introdução à Exportação

Inscreva-se Agora!

O mercado em que uma empresa nos dias de hoje pode atuar é o mundo. Com a Globalização, a cada dia os países estão cada vez mais estreitando as suas relações e o limite dos países não são mais as suas fronteiras geográficas. Não existe no mundo país auto-suficiente em tudo, portanto, partindo-se dessa premissa o comércio internacional é o instrumento que faz com que os países supram as suas deficiências gerando assim corrente de comércio de bens e serviços.
Para operacionalizar este comércio internacional devem existir as pessoas, os profissionais que atuam nesta área. Cada dia cresce a demanda do mercado buscando profissionais para atuarem na área do comércio internacional, seja ligado á exportação ‘de produtos ou a importação de produtos. Dentro desta área internacional existem algumas áreas de atuação que um profissional pode optar.

Sabemos que cada ser humano tem suas habilidades natas e também sabemos que muitas vezes é possível desenvolvermos algumas habilidades. Para um profissional que queira atuar no mercado internacional é importante que ele tenha alguns conhecimentos técnicos adquiridos.

Para quem quer atuar na área de comércio internacional é importante buscar formação técnica na área. Nos dias atuais existem muitos cursos na área de comércio exterior. Os estudos da teoria, das regras, legislação e procedimentos, são importantíssimos para que um profissional possa se inserir na área. Além do curso superior, fazer cursos ligados á área também é fundamental, buscando adquirir conhecimentos para melhor exercer as atividades.

O Brasil vem atraindo a atenção dos holofotes internacionais tendo em vista o seu excelente momento econômico que foi proporcionado pelo crescimento da atividade industrial e do aumento da participação do país no cenário das trocas internacionais. Paulatinamente, as empresas foram expandindo a sua participação neste terreno e como conseqüência, tiveram a necessidade de contratar pessoas para desenvolver diversas atividades, em diversos setores ligados ao comércio exterior.

Diferentemente dos postos de trabalho disponíveis nas empresas que trabalham exclusivamente com vendas no mercado interno, as operações de comércio internacional exigem pessoas com qualificações e habilidades diferenciadas, aptas a lidarem com um público normalmente desconhecido devido a falta de preparo de muitos profissionais que estão ingressando neste mercado, razão pela qual as empresas tem enfrentado dificuldades em preencher as vagas criadas com o aumento da atividade de comércio exterior no país.

Comércio Exterior – Áreas de Atuação

Algumas áreas em que um profissional pode atuar:

Empresas produtoras – na maioria das vezes em que pensamos em procurar um emprego, logo nos vem a idéia de procurar um emprego em uma empresa produtora, ou seja, as empresas que compram matéria-prima, transformam esta matéria-prima e vendem os seus produtos. Falando em comércio exterior esta regra também se aplica. Uma das áreas de atuação para um profissional que quer atuar em comércio exterior é o segmento industrial.

Despachante aduaneiro – para que as mercadorias possam ser exportadas ou importadas é necessário que exista um profissional chamado de Despachante Aduaneiro. O despachante aduaneiro é um profissional que presta serviço as empresas, ele é responsável pelo acompanhamento do trâmite de liberação das mercadorias nas alfândegas junto a Receita Federal. A empresa não tem condições de entregar a documentação para liberação alfandegária diretamente para a Receita Federal, o despachante aduaneiro é o profissional que faz esta atividade nos portos, aeroportos e alfândegas secas, ou seja, que não são banhadas por mar, como por exemplo, Foz do Iguaçu, Uruguaiana, Jaguarão, etc. Pelo exposto, você pode atuar na área de comércio internacional sendo um despachante aduaneiro, mas para isto acontecer tem todo um trâmite de habilitação junto a Receita Federal.

Bancos – uma outra opção para trabalhar em comércio exterior é trabalhando em bancos. A maioria dos bancos que estão estabelecidos no mercado, possuem uma área direcionada para o comércio internacional. Nesta área internacional os bancos exercem as atividades de fechamento de contratos de câmbio (conversões de moedas), envio de documentos das mercadorias para os clientes das empresas localizados no exterior, ou vice-versa, recebimento dos documentos das mercadorias referentes a importações de empresas brasileiras e alguns bancos também prestam consultoria às empresas.

Alfândegas – uma outra opção para se inserir na área de comércio exterior é trabalhar nos portos, aeroportos e alfândegas. Nestes locais são necessários profissionais que se dediquem às atividades administrativas e de controle.

Fiscal da Receita Federal – falando em portos, aeroportos e alfândegas, uma outra opção é fazer um concurso público para se tornar fiscal da Receita Federal. Em cada ponto de liberação de mercadorias sempre existe um fiscal da Receita Federal que é a pessoa responsável para fazer este trâmite.

Empreendedorismo – assim como em outras profissões, no comércio internacional também existe a opção de cada profissional construir a sua própria história. Existem algumas possibilidades de ser empreendedor, tais como, a possibilidade de ser um despachante aduaneiro é uma delas desde que você tenha o seu próprio escritório de despacho, uma outra opção é trabalhar com consultoria para as empresas que querem exportar e importar, existe também a possibilidade de você abrir uma empresa chamada de Comercial Exportadora e/ou Trading Company, que são empresas que se dedicam a comprar e vender produtos para o exterior, ou vice-versa, comprar produtos no exterior e revendê-los no mercado nacional. Elas não produzem produtos, somente comercializam.

Ir para o topo

Pirataria é Crime!

Atenção: ao se inscrever neste curso, você receberá uma licença individual e intransferível que não deve ser compartilhada. Qualquer cópia ou distribuição do material do curso a terceiros constitui violação de direitos autorais e está sujeita às sanções da lei.

Prazo e Funcionamento

O aluno poderá assistir ao curso quantas vezes quiser durante um período de seis meses.

Para assistir às aulas é necessário estar conectado à internet.

Após a confirmação do pagamento, o aluno receberá um e-mail com as instruções necessárias para entrar no ambiente de ensino e iniciar imediatamente o curso.

OBS: O site fica fora do ar das 2:00h às 3:00h da madrugada para manutenção.

Requisitos Técnicos

Para que você possa acessar as aulas gravadas é necessário ter as seguintes configurações em seu computador:

• Placa de som, para ouvir as aulas gravadas;

• Acesso rápido à Internet: é recomendado um acesso com mais de 54 kbps;

• Internet Explorer 5 ou superior com Flash Player (download gratuito);

• Microsoft Word e Acrobat Reader para a leitura das apostilas.

Observações Importantes

• As aulas são gravadas, portanto, o aluno pode assisti-las quantas vezes desejar dentro de um período de 6 meses.

• Todo material é em formato eletrônico; não trabalhamos com material impresso ou em CD; o aluno faz o download pelo site de todo material.

• As aulas gravadas serão disponibilizadas somente via Internet; não é permitido o download do áudio. Todos os slides das aulas gravadas são disponibilizados em formato PDF para que o aluno possa imprimir.

• Não é permitida a distribuição do material.

• Caso o aluno não consiga realizar o curso dentro de 6 meses, poderá pedir prorrogação do prazo por mais 6 meses mediante o pagamento de uma pequena taxa.

• As licenças vendidas são individuais e o certificado só é emitido no nome do aluno cadastrado.

Economize com nossos pacotes de cursos!

Ir para o topo

Endereço:

Alameda Bruxelas, 95, Alphaville – Barueri, São Paulo – SP, CEP 06474-150

Copyright © 2007-2009 – Todos os direitos reservados.

 

"Conhecimento sem fronteiras"