ISO 9001
Sistema de Gestão da Qualidade
Curso de Interpretação da Norma
NBR ISO 9001:2008

Curso e-Learning – 16 horas

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Objetivos do Curso de Interpretação da Norma NBR ISO 9001:2008

Este curso também está disponível no formato InCompanyEste Curso e-Learning de Interpretação da Norma NBR ISO 9001:2008 é dirigido a todos os profissionais da área de Qualidade que queiram conhecer os requisitos da norma NBR ISO 9001:2008 e adquirir os conhecimentos necessários para implantar e manter um sistema de gestão da qualidade adequado e eficaz.

Com o Curso de Interpretação da Norma NBR ISO 9001:2008 (Sistema de Gestão da Qualidade) você irá:

• Conhecer a evolução das normas da série ISO 9000 e o Sistema de Gestão da Qualidade;

• Compreender e manejar os requisitos da norma NBR ISO 9001:2008;

• Adquirir conhecimento necessário para implantar e manter um Sistema de Gestão da Qualidade;

• Assimilar os benefícios de implantação de um sistema de qualidade;

• Avançar na busca da melhoria contínua da organização e satisfação do cliente.

Observação

Não é necessário ter a norma NBR ISO 9001 para realizar este curso.

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Conteúdo Programático

Módulo I

Visão geral da organização ISO. Norma ISO 9001:2008. Fundamentos. Vocabulário. Exercícios.

Módulo II

Norma ISO 9001:2008. Sistema de Gestão da Qualidade. Requisitos: 0, 1, 2, 3, 4, 4.1. Exercícios.

Módulo III

Norma ISO 9001:2008. Sistema de Gestão da Qualidade. Requisitos: 4.2, 5, 5.1, 5.2 e 5.3. Exercícios.

Módulo IV

Norma ISO 9001:2008. Sistema de Gestão da Qualidade. Requisitos: 5.4, 5.5 e 5.6. Exercícios.

Módulo V

Norma ISO 9001:2008. Sistema de Gestão da Qualidade. Requisitos: 6, 6.1, 6.2, 7, 7.1, 7.2 e 7.3. Exercícios.

Módulo VI

Norma ISO 9001:2008. Sistema de Gestão da Qualidade. Requisitos: 7.4, 7.5 e 7.6. Exercícios.

Módulo VII

Norma ISO 9001:2008. Sistema de Gestão da Qualidade. Requisitos: 8, 8.1, 8.2 e 8.3. Exercícios.

Módulo VIII

Norma ISO 9001:2008. Sistema de Gestão da Qualidade. Requisitos: 8.4 e 8.5. Exercícios.

Arquivos Extras

Índice do Curso x Índice da norma;
Modelo Manual da Qualidade;
Modelos de Documentos para Auditoria Interna;
Modelos de Formulários e Relatórios;
Slides do curso.

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Público-Alvo

Profissionais envolvidos com a área de Qualidade de qualquer empresa.

Não são exigidos pré-requisitos do aluno para realizar este curso.

Características do Curso

Imagem do curso de Sistema de Gestão da Qualidade – Interpretação da Norma NBR ISO 9001

O Curso de Interpretação da Norma NBR ISO 9001:2008 é composto por aproximadamente 180 slides com áudio, contendo explicações detalhadas de cada tópico do slide. Muitos slides possuem exemplos práticos e experiências da instrutora, e cada módulo do curso possui exercícios para ajudar no aprendizado. O tempo estimado para executar o curso pode variar entre 10 e 16 horas, dependendo do desempenho do aluno, que pode começar o curso quando quiser, podendo ainda rever as aulas várias vezes. Disponibilizamos acesso a um fórum de discussão, para que o aluno possa enviar dúvidas diretamente ao instrutor do curso, que responderá em até 48 horas.

ISO 9000 – Qualidade

ISOInternational Organization for Standardization

ISO é a sigla da Organização Internacional de Normalização (International Organization for Standardization), organização não-governamental com sede em Genebra – Suíça –, fundada em 1946, hoje presente em cerca de 157 países (o Brasil é representado pela ABNT – Associação de Normas Técnicas), cuja função é a de elaborar e promover padrões de aceitação mundial, através da normatização de produtos e serviços, para que a qualidade destes seja permanentemente aprimorada.

A sigla ISO, contudo, não é meramente um acrônimo, mas faz também referência à isonomia, posto ser este o propósito da International Organization for Standardization: desenvolver e promover normas que possam ser utilizadas igualmente por todos os países do mundo, e por isso, a ISO atua nos mais diferentes segmentos, de normas e especificações de produtos, matérias-primas a sistemas de gestão, em todas as áreas. As normas ISO mais conhecidas são aquelas que tratam de Sistemas para Gestão da Qualidade nas empresas.

A adoção das normas ISO é vantajosa para as organizações porque lhes confere maior organização, produtividade e credibilidade – elementos facilmente identificáveis pelos clientes –, aumentando a sua competitividade nos mercados nacional e internacional. Isso é possível porque as normas ISO, a exemplo da família ISO 9000, estabelecem a necessidade de verificação dos processos organizacionais por meio de auditorias internas e externas independentes.

ISO 9000

ISO 9000 representa um conjunto de normas técnicas que definem um modelo de gestão da qualidade para organizações em geral, qualquer que seja o seu tipo ou dimensão.

A família de normas normas ISO 9000 estabelece requisitos que auxiliam a melhoria dos processos internos, a maior capacitação dos colaboradores, o monitoramento do ambiente de trabalho, a verificação da satisfação dos clientes, colaboradores e fornecedores, num processo contínuo de melhoria do sistema de gestão da qualidade, aplicando-se a campos tão diversos como materiais, produtos, processos e serviços.

A versão 2000 da norma norma ISO 9000 apresenta uma metodologia fantástica para a implantação de melhorias na organização, na qual se baseiam todas as outras normas de gestão: identificação, análise e monitoramento dos processos.

A certificação ISO 9000 faz com que os clientes e demais partes interessadas sintam-se mais seguros com relação à capacidade da organização de fornecer produtos e serviços de qualidade.

As série ISO 9000 é constituída por três normas destinadas ao Gerenciamento da Qualidade e à Qualidade Assegurada. O objetivo é o de complementar os requisitos dos produtos e serviços prestados por uma organização que pretenda implementar os seus padrões de qualidade e tornar-se mais competitiva nos mercados interno e externo. A normatização ISO 9000 refere-se aos elementos do Sistema da Qualidade que devem ser implementados.

Implementação das normas ISO 9000

A implementação das normas da série ISO 9000 é baseada no ciclo PDCA (Plan – Planejar; Do – Fazer; Check – Verificar; Act – Agir):

ISO 9001 – Ciclo PDCA (Plan – Planejar; Do – Fazer; Check – Verificar; Act – Agir)

ISO 9001 – Sistema de Gestão da Qualidade

O que é a NBR ISO 9001?

A NBR ISO 9001 é a versão brasileira da norma internacional ISO 9001, que estabelece requisitos para o Sistema de Gestão da Qualidade (ou Sistema de Gerenciamento da QualidadeSGQ) de uma organização, não significando, necessariamente, conformidade de produto às suas respectivas especificações. Em 1987, a ISO editou a série 9000 com o objetivo de estabelecer critérios para implantação de Sistemas de Garantia da Qualidade. A primeira versão criou uma estrutura de três normas sujeitas a certificação, a ISO 9001, a ISO 9002 e a ISO 9003, além da ISO 9000 que era uma espécie de guia para seleção da norma mais adequada ao tipo de organização. Três anos depois, a ABNT publicou a primeira versão (tradução) da série ISO 9000 no Brasil. A série brasileira foi nomeada série NBR 19000. Em 1994, a série foi revisada, porém, sem grandes modificações, apenas com uma pequena ampliação e alguns esclarecimentos em seus requisitos, mantendo a mesma estrutura, ou seja, três normas sujeitas a certificação; em paralelo, a ABNT revisou as normas brasileiras, adotando o nome "série NBR ISO 9000", alinhando-se com o resto do mundo que já adotava nomenclatura similar para suas versões nacionais. Em dezembro de 2000, a série foi totalmente revisada, restando apenas a ISO 9001 com requisitos para certificação.

As últimas estatísticas da ISO revelam que existe mais de um milhão de organizações certificadas de acordo com a norma ISO 9001 em todo o mundo. Infelizmente, muitas dessas organizações estão apenas familiarizadas com os requisitos básicos da ISO 9001 e não aprofundam o conhecimento dos princípios de gestão da qualidade nos quais esta norma se baseia, nem investigam as potencialidades da informação disponível, que permite implementar um sistema de gestão da qualidade eficiente.

Objetivos da NBR ISO 9001

O objetivo da NBR ISO 9001 é construir um modelo de gerenciamento na organização para que os processos de trabalho sejam padronizados, e, com isso, ajudem a organização na realização de serviços e produção de bens que atendam aos requisitos dos clientes. O objetivo de um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), é, portanto, complementar os requisitos dos produtos e serviços realizados por uma organização, e ajudar a organização a se tornar mais competitiva nos mercados interno e externo.

ISO 9001:2008

Periodicamente, a ISO examina e atualiza suas normas para assegurar sua evolução de acordo com as transformações das empresas e as expectativas do mercado. O processo de revisão da norma ISO 9001 manteve sua essência inalterada, isto é, os oito princípios de gestão, a abordagem de processos, os títulos, campos de aplicação e estrutura. As alterações da versão ISO 9001:2008 foram pequenas e não modificar o conteúdo da norma, apenas esclarecem melhor os requisitos já existentes na versão ISO 9001:2000.

A norma NBR ISO 9001:2008 contém oito tópicos: Introdução; Escopo; Referência Normativa; Termos e Definições; Sistema de Gestão da Qualidade; Responsabilidade da Direção; Gestão de Recursos; Realização do Produto; Medição, Análise e Melhoria.

Os seis procedimentos documentados obrigatórios da norma NBR ISO 9001:2008 são: Controle de Documentos; Controle de Registros; Auditorias Internas; Controle de Produtos/Serviços N ão-Conformes; Ação Corretiva; Ação Preventiva. Em acréscimo a estes procedimentos devem ser elaborados outros documentos como uma “Política da Qualidade” e um “Manual da Qualidade”.

Benefícios da Certificação ISO 9001

Entre os principais benefícios da certificação ISO 9001 pode-se apontar a melhoria de produtos e serviços; a redução de custos; a melhoria da qualidade dos processos de trabalho e do moral dos funcionários; maior eficiência e eficácia na organização; ganho de vantagem competitiva e maiores oportunidades de marketing e vendas.

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Pirataria é Crime!

Atenção: ao se inscrever neste curso, você receberá uma licença individual e intransferível que não deve ser compartilhada. Qualquer cópia ou distribuição do material do curso a terceiros constitui violação de direitos autorais e está sujeita às sanções da lei.

Prazo e Funcionamento

O aluno poderá assistir ao curso quantas vezes quiser durante um período de seis meses.

Para assistir às aulas é necessário estar conectado à internet.

Após a confirmação do pagamento, o aluno receberá um e-mail com as instruções necessárias para entrar no ambiente de ensino e iniciar imediatamente o curso.

OBS: O site fica fora do ar das 2:00h às 3:00h da madrugada para manutenção.

Requisitos Técnicos

Para que você possa acessar as aulas gravadas é necessário ter as seguintes configurações em seu computador:

• Placa de som, para ouvir as aulas gravadas;

• Acesso rápido à Internet: é recomendado um acesso com mais de 54 kbps;

• Internet Explorer 5 ou superior com Flash Player (download gratuito);

• Microsoft Word e Acrobat Reader para a leitura das apostilas.

Observações Importantes

• As aulas são gravadas, portanto, o aluno pode assisti-las quantas vezes desejar dentro de um período de 6 meses.

• Todo material é em formato eletrônico; não trabalhamos com material impresso ou em CD; o aluno faz o download pelo site de todo material.

• As aulas gravadas serão disponibilizadas somente via Internet; não é permitido o download do áudio. Todos os slides das aulas gravadas são disponibilizados em formato PDF para que o aluno possa imprimir.

• Não é permitida a distribuição do material.

• Caso o aluno não consiga realizar o curso dentro de 6 meses, poderá pedir prorrogação do prazo por mais 6 meses mediante o pagamento de uma pequena taxa.

• As licenças vendidas são individuais e o certificado só é emitido no nome do aluno cadastrado.

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Endereço:

Alameda Bruxelas, 95, Alphaville – Barueri, São Paulo – SP, CEP 06474-150

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