OHSAS 18001
Auditor de Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional com base na Norma ISO 19011:2012
Curso e-Learning (16 horas)

Demonstração gratuita. Aqui você pode avaliar o nosso conteúdo antes de comprar! Aulas narradas em áudio. Acessar Demo.

Investimento:

Inscreva-se Agora!Veja os depoimentos de nossos alunos

De R$ 129,00
Por: R$ 119,70*
(Em dólares: 60,45)

Condições de Pagamento:

Aceitamos todas as formas de pagamento: boleto, cartão de crédito e débito. Parcelamos no cartão de crédito em até 10x, com juros de 1,99% ao mês. Ao fazer sua inscrição, você visualizará todas as modalidades de pagamento e o prazo para liberação de acesso ao curso.

Objetivos do Curso de Formação de Auditores OHSAS 18001

Este curso também está disponível no formato InCompanyEste Curso e-Learning de OHSAS 18001 – Formação de Auditores de Sistema de Gestão da Saúde e Segurança Ocupacional é dirigido a todos os profissionais que querem conhecer a metodologia para auditorias de sistemas de gestão conforme NBR ISO 19011:2012 e adquirir os conhecimentos necessários para realizar auditorias de forma adequada e eficaz. É pré requisito que o aluno já tenha realizado um curso de Interpretação dos requisitos da norma OHSAS 18001:2007.

Com o Curso de Formação de Auditores de Sistemas de Gestão da Saúde e Segurança Ocupacional você irá:

• Entender os princípios de auditoria;

• Aprender a desenvolver, implementar e realizar um programa de auditorias;

• Aprender a realizar as atividades de auditoria: planejar a auditoria, formar a equipe de auditores, comunicar e consensar o programa com os auditados, realizar reuniões de abertura e encerramento, conduzir o processo de auditoria, elaborar o relatório e realizar auditorias de follow up;

• Conhecer os requisitos para competência dos auditores e metodologia para avaliação de auditores;

• Colocar em prática através de exercícios os conceitos apresentados, utilizando como padrão a norma OHSAS 18001.

Para realizar este curso, é requisito que o aluno já tenha realizado um curso de Interpretação dos requisitos da norma OHSAS 18001.

Observação

Não é necessário ter as normas as normas OHSAS 18001:2007 e NBR ISO 19011:2012 para realizar este curso.

Ir para o topo

Conteúdo Programático

Módulo I

Visão geral sobre a norma NBR ISO 19011:2012. Introdução. 1 – Escopo. 2 – Referências normativas. 3 – Termos e definições. 4 – Princípios de auditoria. Exercícios.

Módulo II

Interpretação da norma NBR ISO 19011:2012: 5 – Gerenciando um programa de auditoria. Exercícios.

Módulo III

Interpretação da norma NBR ISO 19011:2012: 6 – Executando uma auditoria. Exercícios.

Módulo IV

Interpretação da norma NBR ISO 19011:2012: 7 – Competência e avaliação de auditores. Exercícios.

Módulo V

Estudos de caso.

Arquivos Extras

Slides do curso de OHSAS 18001 – Formação de Auditores de Sistema de Gestão da Saúde e Segurança Ocupacional.

Ir para o topo

Público-Alvo

Profissionais envolvidos com a área de qualidade, meio ambiente, saúde e segurança do trabalho de qualquer empresa e interessados em se tornar auditores de Sistema de Gestão da Saúde e Segurança Ocupacional.

Para realizar este curso é exigido o conhecimento da norma OHSAS 18001. Se você ainda não conhece a norma, inscreva-se agora mesmo no nosso curso de Interpretação da Norma OHSAS 18001.

Características do Curso

Imagem do curso de OHSAS 18001 – Formação de Auditores Internos de Sistema de Gestão da Saúde e Segurança Ocupacional

O curso de OHSAS 18001 – Formação de Auditores de Sistema de Gestão da Saúde e Segurança Ocupacional é composto por cerca de 160 slides narrados em áudio, contendo explicações detalhadas de cada tópico do slide. Muitos slides possuem exemplos práticos e experiências da instrutora, e cada módulo do curso possui exercícios para ajudar no aprendizado. O tempo estimado para executar o curso pode variar entre 12 e 16 horas, dependendo do desempenho do aluno, que pode começar o curso quando quiser, podendo ainda rever as aulas várias vezes. Disponibilizamos acesso a um fórum de discussão, para que o aluno possa enviar dúvidas diretamente ao instrutor do curso, que responderá em até 48 horas.

OHSAS 18001 – Saúde e Segurança Ocupacional

Inscreva-se Agora!

Auditoria de Sistemas de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional

A realização de auditorias internas é fundamental para a manutenção de um sistema de gestão, seja ele de qualidade, meio ambiente, saúde e segurança, responsabilidade social, tecnologia da informação ou outro. Quando implementamos o sistema ele passa a funcionar como um dente de serra, sua eficiência já começa a cair depois da auditoria de certificação. Na certificação conseguimos o máximo das pessoas, elas estão preocupadas, não querem receber não conformidades e serem culpadas pela não certificação da empresa, mas assim que a empresa obtém o certificado as pessoas começam a reduzir suas atividades relacionadas ao sistema de gestão, a não ser que estas atividades impactem diretamente nos resultados dos seus processos de trabalho. Neste momento entra a auditoria, seja ela interna ou realizada pelo órgão certificador, a cada auditoria programada os profissionais começam a se preocupar e se ocupar em corrigir seus processos para garantir o atendimento aos requisitos da norma em questão e aos requisitos da organização, e, o sistema começa a retornar ao patamar anterior. Durante e depois da auditoria, devido as não conformidades e oportunidades de melhoria identificadas, os responsáveis pelas áreas auditadas iniciam um processo de melhoria ao implantar ações corretivas e preventivas, o qual pode levar a qualidade do sistema a um pico superior ao ocorrido na auditoria de certificação.

Objetivos da Auditoria de Saúde e Segurança Ocupacional - OHSAS 18001

Além de ser uma fonte de dados para análise de desempenho da organização em saúde e segurança ocupacionais, a auditoria promove a identificação e redução de não conformidades que venham ocorrendo na organização e a prevenção de não conformidades potenciais.

Podemos utilizar vários formatos para a equipe de auditores, caso sejam utilizados profissionais da própria organização é muito importante a realização de treinamentos para sua formação como auditor, mas eles têm uma grande vantagem, já conhecem a operação e terão facilidade em avaliar os procedimentos e registros de trabalho de cada processo. A organização também pode trabalhar com auditores terceirizados, e estes, têm, também, uma vantagem, eles têm prática na realização de auditorias. Uma terceira opção é a organização formar auditores e utilizar auditores terceirizados, normalmente consultores do mercado de trabalho, para o treinamento prático dos primeiros. Seja qual for à decisão da organização, sobre o formato da equipe de auditores é preciso garantir que haja um procedimento documentado para realização de auditorias e formação de auditores, porque a auditoria tem um grande impacto nos profissionais da organização que estão sendo auditados, e, deve ser realizada de forma adequada em termos de investigação, postura, relatórios, controle de tempo, linguagem etc, pelos auditores.

Segurança do Trabalho

Pode-se definir Segurança do Trabalho como a ciência que, através de metodologia e técnicas apropriadas, estuda as possíveis causas de acidentes do trabalho, objetivando a prevenção de suas ocorrências.

No Brasil a entidade responsável por pesquisar assuntos de Segurança e Medicina do Trabalho é a FUNDACENTRO, entidade governamental vinculada ao Ministério do Trabalho.

O dispositivo legal que disciplina a Segurança e Medicina do Trabalho está assegurado em nível de legislação ordinária, disciplinada pela CLT – Consolidação das Leis do Trabalho / Decreto-lei n. 5.452, de 1943, regulamentada no Título II, Capítulo V, artigos 154 a 201, destacando que os referidos artigos têm sua redação atual através da Lei n. 6.514/77. Tais artigos estipulam os direitos e obrigações do governo, quer municipal, estadual ou federal e, inclusive dos empresários e dos trabalhadores no campo da segurança e da medicina do trabalho, e foram regulamentados através da Portaria n. 3.214/78 que institui as NRs – Normas Regulamentadoras.

Realidade atual de acidentes do trabalho

Aqui, na parte de baixo do Equador, especificamente no Brasil, as estatísticas do INSS mostram que temos anualmente quase 4.000 óbitos e 15.000 inválidos ou incapacitados como conseqüência de acidentes do trabalho. Isso é o correspondente a uma catástrofe como a do World Trade Center a cada 18 meses em termos de vidas perdidas, e uma a cada 4 meses em termos de inválidos e incapacitados.

A diferença é que ocorre de maneira disseminada, e a frieza dos números e das estatísticas não causam o mesmo impacto e nem recebem atenção da mídia com a mesma intensidade que merecem os episódios catastróficos de conseqüências concentradas.

Será que esse fato não merece uma parcela da atenção que está sendo dedicada a tantas outras catástrofes que acontecem mundo afora?

Será que não dispomos de meios e instrumentos adequados para minimizar essa dor que chora em todos os cantos desse país, sem carpideiras, sem honrarias, sem a cobertura da mídia, sem manchetes de jornais, sem shows beneficentes de arrecadação de fundos de auxílio às famílias das vítimas, sem coalizões e alianças internacionais?

A contribuição de sistemas de gestão de saúde e segurança baseados na norma OHSAS 18001

A OHSAS 18001:2007 teve sua primeira versão desenvolvida em1999. OHSAS significa Occupational Health and Safety Assessment Series e foi elaborada pela organização OSHA criada pelo Congresso Americano em 29 de dezembro de 1970. Sua missão é essencialmente prevenir mortes e doenças relacionadas ao trabalho. Existem 2 normas OHSAS:

OHSAS 18001: Descreve os requisitos para a implantação de um sistema de gestão de saúde e segurança do trabalho.

OHSAS 18002: Fornece diretrizes para a implementação de um sistema de gestão de saúde e segurança do trabalho com base na OHSAS 18001.

A OHSAS 18001 é uma norma que permite à empresa atingir e sistematicamente controlar e melhorar o nível do desempenho da Saúde e Segurança no Trabalho por ela mesma estabelecido. O sistema de certificação OHSAS foi criado por um grupo de organismos certificadores e de entidades nacionais de normalização que se reuniu para criar a primeira norma de certificação de sistemas de gestão de saúde e segurança de alcance global: a OHSAS 18001.

A crescente preocupação dos acionistas e partes interessadas requer um compromisso claro em saúde e segurança. Para tanto, as organizações de toda natureza estão aumentando seu interesse em alcançar e demonstrar um alto desempenho na saúde ocupacional e na segurança para os seus empregados, acionistas, clientes e partes interessadas, controlando riscos potenciais de suas atividades, produtos e serviços e melhorando os resultados.

Além disso, as legislações cada vez mais exigentes, o desenvolvimento de políticas econômicas, trabalhistas e previdenciárias, a gestão de Recursos Humanos e outras medidas são utilizadas para otimizar a saúde ocupacional e a segurança.

A OHSAS 18001 aplica-se a empresas de qualquer porte e ramo de atividade, mas é especialmente relevante para aquelas que empregam mão de obra numerosa, que executam trabalhos manuais e pesados, e/ou atuam em ambientes de alto risco. Aplica-se a qualquer organização que queira adotar uma abordagem pró-ativa para a gestão dos riscos à saúde e à segurança ocupacional, controlar riscos que podem afetar a saúde e segurança ocupacional de seus funcionários, e que queiram um processo de melhoria contínua.

Benefícios da implantação da OHSAS 18001

O padrão de saúde ocupacional e segurança - OHSAS 18001 é um padrão internacional que estabelece requisitos relacionados à gestão da saúde ocupacional e segurança, através do qual é possível melhorar o conhecimento dos riscos existentes na organização, atuando no seu controle em situações normais e anômalas. Este padrão é aplicável a qualquer organização de diversos setores e atividades econômicas, orientando tais organizações sobre como promover a melhoria contínua do desempenho de saúde ocupacional e segurança, através de: Melhoria na sua cultura de segurança, na eficiência e, conseqüentemente, reduzindo acidentes na produção; Incremento no controle de perigos e na redução de riscos; Demonstração do atendimento das demandas legais e aumento da sua reputação no gerenciamento da SSO; Redução de prêmios de seguro; Constituição de uma parte integral de sua estratégia de desenvolvimento sustentável; Demonstração do seu compromisso com a proteção do seu pessoal e dos ativos fixos;Promoção das comunicações internas e externas entre outras.

Ir para o topo

Pirataria é Crime!

Atenção: ao se inscrever neste curso, você receberá uma licença individual e intransferível que não deve ser compartilhada. Qualquer cópia ou distribuição do material do curso a terceiros constitui violação de direitos autorais e está sujeita às sanções da lei.

Prazo e Funcionamento

O aluno poderá assistir ao curso quantas vezes quiser durante um período de seis meses.

Para assistir às aulas é necessário estar conectado à internet.

Após a confirmação do pagamento, o aluno receberá um e-mail com as instruções necessárias para entrar no ambiente de ensino e iniciar imediatamente o curso.

OBS: O site fica fora do ar das 2:00h às 3:00h da madrugada para manutenção.

Requisitos Técnicos

Para que você possa acessar as aulas gravadas é necessário ter as seguintes configurações em seu computador:

• Placa de som, para ouvir as aulas gravadas;

• Acesso rápido à Internet: é recomendado um acesso com mais de 54 kbps;

• Internet Explorer 5 ou superior com Flash Player (download gratuito);

• Microsoft Word e Acrobat Reader para a leitura das apostilas.

Observações Importantes

• As aulas são gravadas, portanto, o aluno pode assisti-las quantas vezes desejar dentro de um período de 6 meses.

• Todo material é em formato eletrônico; não trabalhamos com material impresso ou em CD; o aluno faz o download pelo site de todo material.

• As aulas gravadas serão disponibilizadas somente via Internet; não é permitido o download do áudio. Todos os slides das aulas gravadas são disponibilizados em formato PDF para que o aluno possa imprimir.

• Não é permitida a distribuição do material.

• Caso o aluno não consiga realizar o curso dentro de 6 meses, poderá pedir prorrogação do prazo por mais 6 meses mediante o pagamento de uma pequena taxa.

• As licenças vendidas são individuais e o certificado só é emitido no nome do aluno cadastrado.

Economize com nossos pacotes de cursos!

Ir para o topo

Endereço:

Alameda Bruxelas, 95, Alphaville – Barueri, São Paulo – SP, CEP 06474-150

Copyright © 2007-2009 – Todos os direitos reservados.

 

"Conhecimento sem fronteiras"