Segurança em
Laboratórios

Curso e-Learning (16 horas)

Demonstração gratuita. Aqui você pode avaliar o nosso conteúdo antes de comprar! Aulas narradas em áudio. Acessar Demo.

Investimento:

Inscreva-se Agora!Veja os depoimentos de nossos alunos

De R$ 289,00
Por: R$ 119,90*
(Em dólares: 60,56)

Condições de Pagamento:

Aceitamos todas as formas de pagamento: boleto, cartão de crédito e débito. Parcelamos no cartão de crédito em até 10x, com juros de 1,99% ao mês. Ao fazer sua inscrição, você visualizará todas as modalidades de pagamento e o prazo para liberação de acesso ao curso.

Objetivos Gerais do Curso de Segurança em Laboratórios

Este curso também está disponível no formato InCompanyEste Curso e-Learning é dirigido a todos os profissionais que queiram aprender os principais conceitos e técnicas relativos à segurança em laboratórios.

Com o Curso de Segurança em Laboratórios você irá:

• Tomar conhecimento dos principais conceitos envolvidos no tema Segurança do trabalho.

• Conhecer os principais tipos de riscos nos quais os profissionais atuantes em diferentes tipos de laboratórios estão potencialmente expostos.

• Obter informações sobre como elaborar fichas de informação sobre produtos químicos alinhadas aos requisitos da norma NBR 14725;

• Obter informações sobre cuidados a serem tomados no que tange a contratação de pessoal, aplicação de treinamentos e reciclagens.

• Obter informações sobre como projetar um laboratório, abrangendo os aspectos de segurança estrutural a serem considerados.

• Com base no conteúdo do curso, ter condições de identificar e atuar contra os riscos de acidentes e de doenças ocupacionais que podem ser potencialmente decorrentes de sua rotina de trabalho.

 

Ir para o topo

Conteúdo Programático

Módulo I

Segurança em Laboratórios. Introdução, conceitos gerais e legislações aplicáveis em segurança do trabalho. Exercícios.

Módulo II

Riscos químicos e produtos controlados. Exercícios.

Módulo III

Riscos biológicos e radioativos. Exercícios.

Módulo IV

Riscos físicos. Exercícios.

Módulo V

Atividades operacionais e técnicas gerais de manipulação segura no laboratório. Exercícios.

Módulo VI

Gestão de riscos, descarte de resíduos, equipamentos de emergência e de proteção individual (EPI). Exercícios.

Módulo VII

Informações técnicas sobre produtos químicos (FISPQ) conforme NBR 14725. Exercícios.

Módulo VIII

Contratação, treinamentos, reciclagens, registros e ferramentas para prevenção de acidentes. Exercícios.

Módulo IX

Planejamento de segurança para projetos de laboratórios. Exercícios.

Arquivos Extras

Slides do curso de Segurança em Laboratórios

Ir para o topo

Público-Alvo

Profissionais interessados em conhecer os conceitos e técnicas de seegurança em laboratórios.

Não são exigidos pré-requisitos do aluno para realizar este curso.

Características do Curso

Imagem do Curso de Segurança em Laboratórios

O curso de Segurança em Laboratórios é composto por cerca de 350 slides narrados em áudio, contendo explicações detalhadas de cada tópico do slide. Muitos slides possuem exemplos práticos e experiências da instrutora, e cada módulo do curso possui exercícios para ajudar no aprendizado. O tempo estimado para executar o curso pode variar entre 14 e 16 horas, dependendo do desempenho do aluno, que pode começar o curso quando quiser, podendo ainda rever as aulas várias vezes. Disponibilizamos acesso a um fórum de discussão, para que o aluno possa enviar dúvidas diretamente ao instrutor do curso, que responderá em até 48 horas.

Segurança em Laboratórios

Inscreva-se Agora!

Atualmente, nos países mais desenvolvidos industrialmente, a preocupação com a segurança é cada vez maior, sendo que o desenvolvimento de uma cultura para eliminação e prevenção de acidentes se torna cada vez mais importante e mais eficaz como ferramenta de prevenção diária. Esta preocupação aumenta especialmente nos setores onde as características das atividades realizadas são mais insalubres ou geram potencialmente mais riscos tais como na construção civil e áreas agrícola, química, petroquímica entre outras, onde o laboratório se apresenta como um dos locais mais susceptíveis à ocorrência de acidentes.

Devemos responder a duas perguntas fundamentais para determinar o grau de importância e de impacto deste tema no dia a dia de laboratórios:

Por que devemos nos preocupar com a segurança nos Laboratórios?

Segundo a Declaração dos Direitos Humanos, todo homem tem direito à vida e desta forma, precisa nos preocupar em preservá-la. Uma forma das formas de preservação da vida é preocupar-se com a segurança no ambiente de trabalho. Portanto, se você trabalha em um laboratório, precisa conhecer os riscos a que está exposto, bem como contribuir para melhorar suas condições de segurança.

Por que os acidentes acontecem?

A variedade de riscos que podem gerar potenciais acidentes é muito ampla em um laboratório. Isso se deve ao fato de que em um laboratório, o profissional está exposto à presença de substâncias letais, tóxicas, corrosivas, irritantes, inflamáveis, além de utilizar equipamentos que fornecem riscos, tais como exposição a agentes tóxicos ou corrosivos, incêndios, explosões, radiações ionizantes e agentes biológicos patogênicos.

Além disso, outros fatores podem contribuir para a ocorrência de situações de risco em um laboratório tais como instruções inadequadas de trabalho, desatenção, uso de equipamentos ou de substâncias inicialmente desconhecidas, alterações emocionais e até mesmo excesso de confiança.

Dados estatísticos provam que a maioria dos acidentes em laboratórios ocorre por imperícia, negligência e até imprudência dos técnicos. Face a isto, torna-se necessário estabelecer normas mais rígidas de segurança, bem como realizar treinamentos intensivos e periódicos junto aos técnicos envolvidos nas atividades laboratoriais. Para isso, devem ser considerados não só os aspectos comportamentais dos técnicos, mas também os aspectos estruturais do laboratório, de forma a minimizar riscos e oferecer condições seguras de trabalho. Desta forma, todos os requisitos aplicáveis de segurança devem ser incluídos e considerados no projeto inicial e na montagem das instalações do laboratório, bem como estudos sobre a topografia do terreno, orientação solar, ventos, segurança do edifício e do pessoal, distribuição e tipos de bancadas, capelas, estufas, muflas, tipos de piso, iluminação e ventilação.

Ainda dentro do projeto, é importante considerar o estudo do local a ser adotado como almoxarifado, pois, quando são negligenciadas as propriedades físicas e químicas dos produtos químicos armazenados, podem ocorrer situações de risco tais como incêndios, explosões, emissão de gases e vapores tóxicos, pós, radiações ou combinações variadas destes efeitos, tornando o local de trabalho potencialmente perigoso e susceptível a riscos e acidentes.

Além das questões estruturais, condições específicas de trabalho precisam ser estabelecidas em função do tipo de atividades que serão desenvolvidas no laboratório. Para exemplificar tal conceito, vejamos alguns exemplos de requisitos específicos que devem ser adotados em três diferentes tipos de laboratórios:

Laboratório Químico

Nestes laboratórios são realizadas análises físico-químicas no qual uma grande variedade de materiais e reagentes químicos é utilizada. Estes materiais são classificados e devem ser manuseados de forma diferenciada em função de suas características químicas no que tange, por exemplo, a estocagem e toxicidade. Riscos sempre existirão, mas os acidentes podem ser eliminados por meio de um maior conhecimento das propriedades dos materiais estocados e manuseados.

Laboratório de Microbiologia

As infecções associadas ao trabalho com microrganismos em laboratórios têm ocorrido desde os primórdios da microbiologia e muitas vezes, levando pessoas a óbito. Ao contrário dos acidentes envolvendo substâncias químicas e fogo, onde a causa e o efeito são prontamente identificáveis, é muito difícil na maioria das vezes determinar-se qual e se a moléstia infecciosa foi contraída no laboratório. Face a isto, é particularmente difícil fazer associações com doenças que muitas vezes também são freqüentes na comunidade tais como hepatite e gripe. Desta forma, materiais que podem causar infecções ou que são tóxicos são considerados potencialmente perigosos.

Laboratório de Radiologia

Já em laboratórios de radiologia, tendo em vista os indesejáveis efeitos que a radiação ionizante provoca, deve-se ter preocupação em estabelecer políticas e regulamentações para o uso seguro da radiação. Para tanto, a Comissão Internacional de Proteção radiológica (ou ICRP) publica periodicamente recomendações de uso relativas a este assunto e que devem ser consideradas no estabelecimento da rotina deste tipo de laboratório.

Ir para o topo

Pirataria é Crime!

Atenção: ao se inscrever neste curso, você receberá uma licença individual e intransferível que não deve ser compartilhada. Qualquer cópia ou distribuição do material do curso a terceiros constitui violação de direitos autorais e está sujeita às sanções da lei.

Prazo e Funcionamento

O aluno poderá assistir ao curso quantas vezes quiser durante um período de seis meses.

Para assistir às aulas é necessário estar conectado à internet.

Após a confirmação do pagamento, o aluno receberá um e-mail com as instruções necessárias para entrar no ambiente de ensino e iniciar imediatamente o curso.

OBS: O site fica fora do ar das 2:00h às 3:00h da madrugada para manutenção.

Requisitos Técnicos

Para que você possa acessar as aulas gravadas é necessário ter as seguintes configurações em seu computador:

• Placa de som, para ouvir as aulas gravadas;

• Acesso rápido à Internet: é recomendado um acesso com mais de 54 kbps;

• Internet Explorer 5 ou superior com Flash Player (download gratuito);

• Microsoft Word e Acrobat Reader para a leitura das apostilas.

Observações Importantes

• As aulas são gravadas, portanto, o aluno pode assisti-las quantas vezes desejar dentro de um período de 6 meses.

• Todo material é em formato eletrônico; não trabalhamos com material impresso ou em CD; o aluno faz o download pelo site de todo material.

• As aulas gravadas serão disponibilizadas somente via Internet; não é permitido o download do áudio. Todos os slides das aulas gravadas são disponibilizados em formato PDF para que o aluno possa imprimir.

• Não é permitida a distribuição do material.

• Caso o aluno não consiga realizar o curso dentro de 6 meses, poderá pedir prorrogação do prazo por mais 6 meses mediante o pagamento de uma pequena taxa.

• As licenças vendidas são individuais e o certificado só é emitido no nome do aluno cadastrado.

Economize com nossos pacotes de cursos!

Ir para o topo

Endereço:

Alameda Bruxelas, 95, Alphaville – Barueri, São Paulo – SP, CEP 06474-150

Copyright © 2007-2009 – Todos os direitos reservados.

 

"Conhecimento sem fronteiras"